Desde a última segunda-feira (04), o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, está em Brasília em uma série de reuniões com mandatários federais para buscar apoio e recursos destinados à reestruturação do município, fortemente impactado por desastres climáticos recentes.
Na terça-feira (05), Calvi visitou gabinetes de Deputados Federais, apresentando demandas prioritárias para a recuperação de Encantado, com foco na reestruturação de áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos, incluindo obras de reconstrução, remoção de entulhos e novas soluções habitacionais. Na Defesa Civil Nacional, o prefeito reforçou a urgência das ações para a retomada das condições urbanas e habitacionais, destacando a necessidade de respostas rápidas para minimizar os impactos na comunidade local e regional. “A busca por recursos em Brasília é essencial para garantirmos a recuperação de Encantado e região, e promovermos a retomada do desenvolvimento”, destaca.
A agenda incluiu também uma reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, onde foram discutidos projetos que visam impulsionar o setor turístico na região. Durante o encontro, o prefeito apresentou o Complexo Cristo Protetor e o projeto do Museu do Suíno, iniciativa que busca valorizar a suinocultura como elemento cultural e econômico essencial de Encantado.
Além disso, o prefeito ressaltou a importância da recuperação da Ferrovia do Trigo para a continuidade do Trem dos Vales, uma das principais atrações turísticas da região, seriamente prejudicada por deslizamentos. Ele reforçou a importância da recuperação da ferrovia para garantir a continuidade do atrativo, que beneficia não só Encantado, mas toda a região. “Projetos como o Trem dos Vales e o Complexo Cristo Protetor não apenas movimentam a economia, mas fortalecem a autoestima da população, importante nesse processo de recuperação após as catástrofes”, afirma.
O Trem dos Vales injetou mais de R$ 18 milhões na economia regional entre 2022 e 2023. No encontro com o ministro, o Chefe do Poder Executivo de Encantado, esteve acompanhado do coordenador do projeto, Rafael Fontana, e do diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg. A expectativa dos representantes é que o apoio federal impulsione ações rápidas e eficazes, tanto para a reconstrução do município quanto para a retomada e desenvolvimento do turismo.
No dia de hoje (06), a agenda segue em Brasília. O prefeito estará visitando o Fundo Nacional de Educação (FNDE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).