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Muçum lança primeiro roteiro turístico e nova marca do turismo

Mateus Trojan, prefeito de Muçum, apresenta nova marca do turismo do Município

Através de um evento com limitação de público, na Câmara Municipal de Vereadores, Muçum lançou na noite de ontem (27), a logomarca do turismo e seu primeiro roteiro turístico, denominado “Casas e Casarões de Muçum”. Além disso, foi apresentado o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Conforme a Administração Municipal, o momento marca a estruturação do setor, julgado importante para seu desenvolvimento, uma vez que o Vale do Taquari observa a ascensão de seus produtos turísticos.

Muçum Turismo

A marca Muçum Turismo foi desenvolvida na busca por representar e destacar o setor turístico de Muçum. Ela destaca um dos principais pontos turísticos de Muçum, a Ponte Brochado da Rocha. A obra é uma espécie de marca registrada da cidade, conhecida como a Princesa das Pontes. A partir da nova marca, está em progresso a confecção de placas de sinalização, panfletos digitais e impressos, para apresentação dos produtos turísticos de Muçum, materiais que serão ferramentas de divulgação e prospecção de novos visitantes, consumidores e investidores.

Casa e Casarões de Muçum

A rota, tem como objetivo preservar a história e o patrimônio local, valorizando as famílias que se mantêm residindo nas localidades, e que conservam crenças e costumes. Em seus 30 quilômetros, ela abrange as localidades do Centro, Bairro Fátima, linhas São Faustino e Santa Juvita, Barra das Contas, São Romédio, Alegre e Alegre Caravaggio. Pelo trecho destacam-se casas e casarões antigos, alguns edificados na década de 20, que retratam a colonização italiana em Muçum e Região. Fazem parte, ainda, capitéis religiosos e paisagens naturais, com destaque para o Rio Taquari. Cada casa ou casarão receberá uma placa de identificação, com a logomarca do projeto. Estuda-se desenvolver uma rota de cicloturismo, através do percurso.

“Muçum está fazendo sua parte”

O prefeito, Mateus Trojan, destaca que a realização do evento é uma forma de demonstrar como será construído o desenvolvimento turístico da cidade. “Queremos compartilhar essa formação com empreendedores e a comunidade em geral. Muçum está fazendo a sua parte, focando na organização e planejamento local, pensando na grande responsabilidade que é aproveitar a visibilidade do Vale do Taquari”.

O evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores, teve público limitado. Foto: Divulgação

Com transmissão ao vivo, pelo Facebook da Prefeitura de Muçum, a realização foi restrita a convidados, contando com a participação do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart; o coordenador de turismo de Muçum, Ivan Rodrigues; a secretária municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Jucéli Baldasso; assessora municipal de turismo, Cris Viel; vice-prefeito, Amarildo Baldasso; prefeito, Mateus Trojan; a presidente do COMTUR, Valesca Cristina Pasqualetto; e demais membros, entre outros representantes da sociedade civil.

Parceria com a Amturvales

Ambas as logomarcas, de turismo e a da rota, foram desenvolvidas em parceria com a AmturVales, através de contrato vigente com o município, tendo como responsável pela criação a Plural Comunicação Integrada. Na oportunidade, Arenhart destacou o momento turístico que o Vale do Taquari vive, a partir do projeto Trem dos Vales, o Viaduto 13 e a obra do Cristo Protetor de Encantado. “Eu sei da importância que tem esse evento, não só pra Muçum, mas também pra Região”, disse.

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