FORÇA DO VALE 40 ANOS: Onde os fatos têm força

ComportamentoDestaques

Bicicletários têm modelo exclusivo e são a primeira ação oficial da Ciclos no Vale

Com modelo exclusivo para Encantado, os novos bicicletários da cidade foram inaugurados no último sábado (23), com ações de divulgação e conscientização sobre os eixos que norteiam a entidade Ciclos no Vale, que são: cicloturismo, mobilidade urbana e conscientização no trânsito.

  • Os novos bicicletários foram a primeira ação oficial da Ciclos no Vale, desde que foi criada, nos primeiros meses deste ano.

De acordo com os dirigentes da entidade sem fins lucrativos, Guner Daltoé e André Luiz Bagatini, o modelo criado para a cidade do Cristo Protetor visa proporcionar mais segurança, uma vez que este modelo – adaptado do modelo universal, que é um U invertido – prende a bicicleta pelo quadro, em vez de pela roda, como os anteriores.

“Hoje em dia, os ciclistas e pedaleiros estão investindo em bikes de valores elevados e o modelo anterior não dava a segurança necessária”, explicam.

A Ciclos no Vale conta no momento com cerca de 30 sócios de diferentes cidades do Vale do Taquari, e por meio de mensalidades e doações espontâneas, busca tornar-se autossustentável. Conforme Daltoé e Bagatini, várias ações de projetos já estão pensadas e planejadas para o segundo semestre de 2022, envolvendo escolas, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais de alta circulação de pessoas, Conselho Municipal de Turismo e as ruas de Encantado.

“Buscamos uma parceria com o poder público também para conectar as ciclofaixas existentes nas ruas centrais de Encantado; elas já existem, mas estão desconectadas umas das outras, e ao chegar num cruzamento o ciclista já não tem mais um espaço só dele, tendo que arriscar-se em meio aos carros ou aos pedestres”, relatam.

No sábado, foram inauguradas 13 unidades. Alguns deles já estavam sendo usados mesmo antes de ser retirado o plástico que os envolvia. “Isso demonstra a demanda existente pelos bicicletários”, avaliam.

A partir desta primeira iniciativa, os integrantes da Ciclos no Vale projetam ações que remetem Encantado para daqui a 20 anos. “Essa entidade não pensa apenas no esporte pelo esporte, buscamos promover o desenvolvimento de todas as áreas a partir do esporte.”

PIX PARA CONTRIBUIÇÕES:

CNPJ 46273550000185

Colaboradores do Sicredi durante a inauguração dos bicicletários no sábado
Colaboradores da Cresol
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!