Turismo com identidade local é tema de capacitação em Encantado
Evento promovido pela Setur/RS e Amturvales reuniu profissionais do setor para qualificação voltada ao fortalecimento do Vale do Taquari como destino turístico

O município sediou, na segunda-feira (12), um evento voltado à qualificação do setor turístico regional, com foco na valorização da identidade cultural e territorial do Vale do Taquari. A atividade, com o tema “Como fortalecer nossos negócios com a identidade da região”, foi realizada no auditório Brasil, junto ao centro administrativo, e reuniu agentes de turismo, representantes de meios de hospedagem e serviços gastronômicos.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). A proposta integra as estratégias de fortalecimento do turismo regional por meio da qualificação de profissionais e empreendedores locais.
Programação segmentada
O evento teve duas etapas:
-
Das 14h às 16h: foco na qualificação de guias e agentes de turismo, com orientações sobre comercialização de produtos e atrativos regionais
-
Das 16h às 18h: capacitação voltada a meios de hospedagem e alimentação, com ênfase na melhoria do atendimento e experiência do visitante
Identidade como diferencial competitivo
O encontro foi conduzido por Cláudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade da Setur/RS. Especialista em identidade territorial e posicionamento de marca, ela destacou que autenticidade é o principal valor buscado pelo turista moderno.
“O Vale do Taquari tem um patrimônio riquíssimo, que precisa ser trazido para dentro dos serviços de hospedagem, dos roteiros e da gastronomia. Precisamos saber divulgar nossas marcas, produtos e enaltecer o que é da região”, afirmou Cláudia.
Estratégia regional integrada
O presidente da Amturvales, Rafael Fontana, defendeu a articulação entre o poder público, entidades e setor privado para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural:
“Essa aproximação entre a Setur, a Amturvales e os profissionais locais é fundamental. O trade turístico precisa estar conectado para receber os mais diversos visitantes.”
O evento teve expressiva participação de profissionais do setor, demonstrando o interesse regional em fortalecer o turismo com base na cultura local e nas potencialidades do Vale.