Destaques

Governo federal encerra nesta sexta o programa de compra de moradias para atingidos pela enchente no RS

Compra Assistida beneficiou 8,2 mil famílias, mas ao menos 12 mil ainda aguardam resposta e podem ficar de fora

O programa Compra Assistida, criado pelo governo federal para viabilizar a compra de moradias para vítimas da enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, será encerrado nesta sexta-feira (5). A medida coloca em risco o atendimento de milhares de famílias ainda em análise, que devem ficar fora da lista de beneficiados.

Segundo o secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, o programa já beneficiou 8.255 famílias, que assinaram contrato e estão com imóveis em seus nomes. Outras 957 famílias já escolheram os imóveis e aguardam assinatura de contrato após análise e aprovação da Caixa Econômica Federal.

12 mil famílias podem ficar sem atendimento

Ao menos 12 mil famílias cadastradas seguem em fase de análise por parte do governo federal. Caso não haja homologação até esta sexta-feira, os nomes não entrarão na lista final do programa.

As famílias que tiverem o cadastro aprovado terão até 60 dias para escolher o imóvel. As listas atualizadas são publicadas no site da Caixa e das prefeituras.

Quem ficar de fora da Compra Assistida poderá ser encaminhado para outros programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida. No entanto, nesse caso, não haverá possibilidade de escolha do imóvel, pois as unidades serão construídas em cidades atingidas pela calamidade.

Encerramento já estava previsto

De acordo com Hassen, o encerramento do programa em 5 de dezembro já estava definido desde o início da proposta e não há, até o momento, previsão de prorrogação.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo