Destaques

Wikipédia completa 25 anos entre os sites mais acessados do mundo

Com mais de 66 milhões de artigos em 300 idiomas, plataforma segue como referência gratuita de informação, apesar da queda de acessos e avanço da inteligência artificial.

A Wikipédia chega a 2026 com 25 anos de existência e segue entre os 10 sites mais visitados do mundo. Com mais de 66 milhões de artigos em quase 300 idiomas, a enciclopédia digital gratuita resiste ao avanço da inteligência artificial com base em curadoria colaborativa feita por voluntários.

Projeto segue com foco humano e edição aberta

Criada em 2001, a Wikipédia foi pensada como um projeto de acesso livre ao conhecimento. Desde 2003, é mantida pela Fundação Wikimedia, uma instituição sem fins lucrativos. O lema permanece o mesmo: “A enciclopédia livre que todos podem editar”.
A base da Wikipédia está em três princípios de edição:
•Ponto de vista neutro
•Verificabilidade com fontes confiáveis
•Proibição de pesquisas originais
Qualquer usuário pode criar ou editar artigos, e o sistema conta com filtros automatizados, administradores e editores para garantir a segurança e a confiabilidade dos conteúdos.
“A gente é centrado nas comunidades voluntárias e nas parcerias institucionais. Isso não vai mudar”, disse Érica Azzellini, presidente da Wikimedia Brasil.

Inteligência artificial avança, mas não substitui

Embora a enciclopédia ainda figure entre os principais sites do mundo, perdeu 8% dos acessos humanos em 2025, segundo levantamento da própria fundação. A queda ocorre em meio ao crescimento da IA generativa, como o ChatGPT, que superou a Wikipédia em acessos no final do ano passado.
Apesar disso, Azzellini afirma que a enciclopédia não concorre diretamente com a inteligência artificial e que há espaço para coexistência.
“A inteligência artificial bebe dessa fonte também. A questão é como garantir transparência e verificabilidade”, afirmou.

Wikipédia no Brasil: dados e ações

No Brasil, a plataforma tem destaque em buscas sobre acontecimentos recentes e figuras públicas. Dados de anos anteriores mostram os verbetes mais acessados:
•2020: Gripe Espanhola (3 milhões de acessos)
•2018: Jair Bolsonaro (6 milhões)
•2024: ChatGPT (3,6 milhões)
Projetos em parceria com instituições culturais e acadêmicas também fortalecem a produção de conteúdo, como:
•Arquivo Nacional
•Museus e bibliotecas da USP
•Museu de Évora (Portugal)
•Laboratório Mulheres Indígenas na Wikipédia (UFF)
A última iniciativa busca ampliar a representatividade das mulheres indígenas dentro da enciclopédia.

Programação dos 25 anos

A celebração oficial dos 25 anos da Wikipédia está marcada para 15 de janeiro, às 13h (horário de Brasília), com evento virtual, brindes, jogos e participação de convidados.
A Wikimedia Brasil também lançará o livro “A Wikimedia no Brasil: o Poder e os Desafios do Conhecimento Livre”, com 15 capítulos sobre a trajetória da comunidade no país.
Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo