COVID-19DestaquesSaúdeServiços Públicos

Encantado: Casos suspeitos de Covid-19 serão atendidos junto ao Pronto Socorro do HBST na parte da noite

Durante o horário compreendido entre às 22h e 8h da manhã o atendimento dos casos suspeitos da Covid-19 pelo Hospital Santa Teresinha será realizado junto ao Pronto Socorro do hospital.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Os atendimentos da Unidade Respiratória (PA COVID) que forem realizados no período entre às 22h e 8h serão direcionados ao Pronto Socorro do Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST).

Alteração do local de atendimento

A alteração do local de atendimentos dos casos suspeitos do novo coronavírus foi informada pela Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto do Hospital Beneficente Santa Teresinha, e se aplica somente para o turno da noite. A medida entrou em vigor na quarta-feira, 26 de agosto.

Justificativa

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde justifica a alteração no local dos atendimentos em razão da baixa quantidade de atendimentos verificados nestes horários.

A Administração esclarece que o HBST criou uma demanda de acessos e isolamento para casos suspeitos durante este horário (noturno), onde a equipe trabalhará constantemente em controle a possíveis casos suspeitos de Covid-19.

Os casos de internação suspeitos de Covid continuarão sendo internados de forma isolada.

Dia

Durante o dia, das 8h às 22h, o atendimento continua sendo realizado pela Rua Duque de Caxias. Nesse período, pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão se encaminhar ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) pelo acesso lateral, na Rua Duque de Caxias.

O local também abriga os leitos hospitalares destinados a esses pacientes e mais cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Posição do Hospital

O Jornal FV ouviu Evandro Klein, diretor do hospital, que confirmou a redução no número de atendimentos para o período em que será realizada a alteração.

O número de atendimentos com sintomas respiratórios está reduzindo e observou-se que nesse período o número de atendimentos é muito baixo e até inexistente em alguns dias – registrou o diretor do hospital.

O gestor também assegurou que serão adotadas medidas para evitar o contágio entre os casos suspeitos do novo coronavírus e os pacientes comuns do hospital.

No Pronto Socorro geral, foram tomadas todas a medidas de segurança conforme preconizado pelo Ministério nada Saúde e atendimento em sala exclusiva.

No momento há duas pessoas internadas na UTI Covid. Uma de Encantado, que testou positivo, e outra de Roca Sales, que é suspeita de infecção pelo coronavírus. Outros três pacientes estão internados na Unidade Respiratória do HBST com suspeita de coronavírus, dois são de Encantado e um é de Muçum. Até o final da quinta-feira o hospital iria receber um terceiro paciente para ser internado na UTI, de uma cidade da região – destacou Klein.

Coronavírus em Encantado

Conforme Boletim Epidemiológico atualizado na quinta-feira, 27, pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) de Encantado já foram registrados 344 casos desde o dia 7 de abril. Atualmente existem 10 casos ativos da doença no município.

Evolução dos casos

Veja no gráfico a evolução dos casos, desde a primeira confirmação pelo município no dia 7 de abril.

Evolução dos casos no município de Encantado. São 344 casos da Covid-19. Fonte: Secretaria Municipal da Saúde
Evolução dos casos no município de Encantado. São 344 casos da Covid-19. Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Recuperados

Dos 344 casos confirmados até o momento 330 pessoas já completaram o ciclo da doença provocada pelo novo coronavírus e podem ser consideradas recuperadas. Assim, 96% dos casos confirmados no município estão recuperados.

Casos ativos da doença

São 10 os casos ativos da doença no município. Nove pessoas encontram-se em isolamento social e um paciente foi hospitalizado. Outras 129 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde por apresentarem sintomas gripais e 25 exames encontra-se aguardando análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

Pacientes em hospitais

Um paciente residente em Encantado se encontra internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha em decorrência da Covid-19. Ele recebe tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outro leito de UTI no hospital da cidade encontra-se ocupado por paciente com suspeita de Covid-19 ou outra síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A taxa de ocupação da UTI local encontra-se em 40%.

Taxa de ocupação UTI Hospital Beneficente Santa Terezinha – Fonte: https://covid.saude.rs.gov.br/
Taxa de ocupação UTI Hospital Beneficente Santa Terezinha – Fonte: https://covid.saude.rs.gov.br/
Ocupação de leitos da UTI do Hospital Beneficente Santa Terezinha nos últimos 14 dias.
Ocupação de leitos da UTI do Hospital Beneficente Santa Terezinha nos últimos 14 dias.
% de Uso de respiradores na UTI Adulto
% de Uso de respiradores na UTI Adulto

UTI Covid do Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado

UTI Covid do Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado, dispõe de cinco leitos.

Números gerais

  • 344 casos confirmados
  • 330 recuperados (96%)
  • 10 ativos (1 hospitalizado, 1 em UTI)
  • 129 pessoas monitoradas com sintomas gripais
  • 25 exames em análise
  • 7 óbitos

Veja a situação no resto do Estado

🔗  http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/

Você acha que está com sintomas da Covid-19

– Febre medida de pelo menos 37,8ºC

– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar

TELESUS Disque 136 e converse com o Ministério da Saúde para verificar sintomas e esclarecer as suas dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19).

Em Encantado, Fale com o Centro de Operações Emergenciais (COE) através do aplicativo WhatsApp clicando aqui (24 horas).

Publicidade – Profissionais da Saúde

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!