SpaceX lança foguete para primeira missão privada com caminhada espacial
A SpaceX, de Elon Musk, lançou nesta terça-feira (10), às 6h25, o foguete Falcon 9 no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida. A missão, chamada Polaris Dawn, marca a primeira caminhada espacial em uma missão privada.
O lançamento ocorreu após dois adiamentos no fim de agosto devido a condições meteorológicas desfavoráveis. Desde então, as equipes monitoravam as condições para definir a janela de decolagem.
A missão pode estabelecer um novo recorde, alcançando 1.400 km de altitude, o ponto mais distante da Terra desde o programa Apollo, encerrado em 1972. Para comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a 420 km.
Cerca de nove minutos e meio após o lançamento, a cápsula Crew Dragon entrou em órbita e se separou do segundo estágio, como mostrado nas imagens ao vivo da SpaceX. O foguete Falcon 9 pousou em segurança em uma plataforma marítima.
A tripulação é composta por quatro civis e o voo deve durar cinco dias. Na quinta-feira (12), dois passageiros poderão realizar uma caminhada espacial a 700 km da Terra. Caso necessário, a SpaceX planeja uma nova tentativa na sexta-feira (13).
A missão faz parte do programa Polaris, liderado por Jared Isaacman, um dos passageiros. Estão previstos mais dois voos, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.