Ícone do site FORÇA DO VALE

Relvado entra na lista de municípios em situação de emergência; já são 15 no Vale

No dia 28 de dezembro, foi assinado pelo prefeito Carlos Luiz Fraporti o Decreto nº 176/2020, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pela estiagem.
O decreto foi emitido após o parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC e do Laudo de exaurimento hídrico emitido pelo Setor de Meio Ambiente municipal, com base também em dados levantados pela EMATER e Secretaria da Agricultura, relatando a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de situação de emergência.
A Secretaria da Agricultura, desde o mês de novembro vem transportando água a diversos munícipes da área rural que estão enfrentando a falta de água para dessedentação animal e consumo humano. A estiagem vem se agravando dia após dia, atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou na criação de animais.
Agora, o município aguarda a homologação do Decreto por parte do Estado, para buscar recursos financeiros e outros benefícios, a fim de minimizar as perdas, especialmente para os agricultores.
A situação está crítica em todo o município devido ao baixo volume de chuvas, causando escassez de água nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, arroios, córregos e sangas. A vazão dos poços artesianos preocupa devido à grande demanda, em todo o território municipal, elevando o risco de escassez e danos ainda maiores por falta d’água.
Na área urbana, o poço da praça opera em nível de atenção. Neste sentido, o apelo à população urbana é que utilizem a água potável da rua apenas para as atividades essenciais, sendo VEDADO o uso de água potável para: lavagem de veículos automotores; irrigação de gramados e jardins; lavagem de calçadas, muros, janelas, telhados e afins de residências, prédios e estabelecimentos comerciais e industriais; reposição parcial ou troca de água de piscinas.
O descumprimento destas medidas de economia de água resultará em notificação ao munícipe, sujeito à multa no caso de reincidência.

Municípios do Vale do Taquari em situação de emergência:

Anta Gorda

Arroio do Meio

Boqueirão do Leão

Capitão

Colinas

Cruzeiro do Sul

Doutor Ricardo

Encantado

Estrela

Muçum

Nova Brescia

Putinga

Relvado

Roca Sales

Vespasiano Corrêa

Sair da versão mobile