O estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) de Colinas, Pedro Henrique Gomes Nilson tem motivos de sobra para comemorar. Não só ele como a comunidade escolar e região. O garoto foi medalha de Ouro na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), destinada a alunos e professores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas. Nessa primeira edição, o projeto-piloto aconteceu nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, do Ceará, e Espírito Santo.
A competição que contou com desafios propostos e questões da prova teórica relacionadas a conscientização sobre o uso eficiente de energia, recebeu cerca de 40 mil inscrições. A professora de matemática da instituição, Simoní Schmögel, apresentou a iniciativa ao estudante, que foi um dos quatro melhores, e o destaque dentre os vencedores. Como premiação, Pedro recebeu da ONEE um notebook na tarde desta segunda-feira (18).
O menino fala com empolgação sobre a conquista e conta que um dos desafios foi gerir a energia de uma casa e de uma cidade. “É você conseguir com menos recursos aproveitar bem a energia e fazer com que ela renda, organizar uma cidade sendo o gestor de energia dela, e tendo um aproveitamento, e quanto mais aproveitamento eu tinha, mais pontos ganhava”, explica.
Confira a reportagem exibida na quinta-feira (21) no Jornal do Almoço
A iniciativa foi idealizada no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL com as distribuidoras de Coelba (BA), Enel Ceará, RGE Sul (RS) e EDP (ES). Pedro diz ser grato à equipe da olimpíada e fala que sua vitória pode incentivar mais jovens. “Quero agradecer a Aneel, RGE Sul, minha família, a escola, e deixar um recado aos jovens que tudo se consegue com persistência e foco”, ressalta.