DestaquesEducação

Jovem de Colinas ganha medalha de ouro na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Pedro Henrique Gomes Nilson foi um dos quatro melhores estudantes entre cerca de 40 mil inscritos

Siga o FV no Instagram

O estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) de Colinas, Pedro Henrique Gomes Nilson tem motivos de sobra para comemorar. Não só ele como a comunidade escolar e região. O garoto foi medalha de Ouro na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), destinada a alunos e professores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas. Nessa primeira edição, o projeto-piloto aconteceu nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, do Ceará, e Espírito Santo.

A competição que contou com desafios propostos e questões da prova teórica relacionadas a conscientização sobre o uso eficiente de energia, recebeu cerca de 40 mil inscrições. A professora de matemática da instituição, Simoní Schmögel, apresentou a iniciativa ao estudante, que foi um dos quatro melhores, e o destaque dentre os vencedores. Como premiação, Pedro recebeu da ONEE um notebook na tarde desta segunda-feira (18).

Diretora da escola, Ângela Bittencourt, Pedro Henrique Gomes Nilson e mãe do menino, Jéssica Cristine Gomes. Foto: Caroline Silva

O menino fala com empolgação sobre a conquista e conta que um dos desafios foi gerir a energia de uma casa e de uma cidade. “É você conseguir com menos recursos aproveitar bem a energia e fazer com que ela renda, organizar uma cidade sendo o gestor de energia dela, e tendo um aproveitamento, e quanto mais aproveitamento eu tinha, mais pontos ganhava”, explica.

Confira a reportagem exibida na quinta-feira (21) no Jornal do Almoço

A iniciativa foi idealizada no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL com as distribuidoras de Coelba (BA), Enel Ceará, RGE Sul (RS) e EDP (ES). Pedro diz ser grato à equipe da olimpíada e fala que sua vitória pode incentivar mais jovens. “Quero agradecer a Aneel, RGE Sul, minha família, a escola, e deixar um recado aos jovens que tudo se consegue com persistência e foco”, ressalta.

Fonte
Grupo Independente
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!