Reinvestir os recursos que administra localmente, incentivando o desenvolvimento das comunidades e da região onde está presente, faz parte da forma de atuação do Sicredi Região dos Vales, assim como incentivar e viabilizar os investimentos nas atividades econômicas dos associados, fomentando o desenvolvimento da região, das empresas e das pessoas daqui, gerando oportunidades e crescimento a todos.
910 empresas atendidas na região
Através do crédito, uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento econômico e social, o Sicredi Região dos Vales atendeu 910 empresas nos 18 municípios da sua área de atuação, com um montante de R$ 43 milhões liberados por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), destinado ao desenvolvimento e o fortalecimento dos negócios.
Pronampe
Os créditos obtidos via Pronampe pelos associados do Sicredi, foram utilizados principalmente para capital de giro e investimentos.
Isso permitiu, por exemplo, a aquisição de máquinas e equipamentos, a realização de reformas e pagamentos de despesas operacionais, como salário dos funcionários, contas de água, luz e aluguel, compra de matérias primas e mercadorias, entre outras finalidades.
O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do programa é de 36 meses e a carência é de até oito meses, a uma taxa de Selic mais 1,25% ao ano.
Economia local
O Diretor Executivo da Cooperativa, Roberto Scorsatto, avalia a concessão destes recursos como muito importante e significativo para a economia local.
Estar ao lado das empresas da nossa região, incentivando o desenvolvimento das suas atividades, é nosso compromisso como instituição financeira cooperativa.
O intuito do Sicredi foi atender o maior número de empresas possível.
Independente do momento econômico, os associados do Sicredi Região dos Vales sabem que podem contar conosco para viabilizar seus projetos – salienta Scorsatto.
Encantado
Em Encantado, foram investidos R$ 8,9 milhões. Conforme os gerentes das agências locais, Fábio Pretto e Roni Botega, esta ação foi primordial e reforça a forma de atuação do Sicredi.
Os valores liberados para 186 empresas do município possibilitaram a manutenção e a criação de empregos, novas oportunidades, gerando mais renda e movimentando a economia local – destacam os gerentes.