Ícone do site FORÇA DO VALE

Projeto de lei prevê o fim dos zoológicos no Rio Grande do Sul

Foto: Redes Sociais / Zoológico de Sapucaia do Sul

O deputado estadual e defensor da causa animal Rodrigo Maroni (PSDB) protocolou, nesta quarta-feira, um projeto de Lei na Assembleia Legislativa que pretende por fim aos zoológicos em território gaúcho. A medida, conforme o parlamentar, busca evitar que os animais sejam “tratados como presidiários”.

Foto: Arquivos Jornal Força do Vale

Para Maroni, os animais devem ficar na natureza. Por conta disso, o político também sugere a criação do Santuário de Animais do Estado do Rio Grande do Sul – uma reserva de preservação ambiental destinada aos exemplares que não estiverem em condições de retornar ao habitat natural. 

“Proponho a criação de um santuário fechado para esses animais, sendo proibida a exposição, abertura para visitação ou exibição, seja de forma gratuita ou paga pelo público”, afirmou o deputado.

Quanto ao quadro atual de servidores estaduais que trabalham nos zoológicos gaúchos, Maroni defende que eles sejam realocados na Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), sem risco de prejuízo funcional.

POLÊMICA

No início de maio, Maroni já havia apresentado outro projeto polêmico: o fim dos rodeios no Rio Grande do Sul.  O parlamentar defende que estes eventos também causam sofrimento ao animal -principalmente ao cavalo. 

Confira a entrevista exclusiva com o deputado: Rodrigo Maroni e a abolição dos rodeios no RS: “Eu estou do lado daqueles que ninguém enxergava”

 

 

 

Sair da versão mobile