Ícone do site FORÇA DO VALE

Trem dos Vales volta a circular pela Ferrovia do Trigo na sua terceira edição

O projeto Trem dos Vales chega a sua terceira edição neste ano, com lançamento previsto para a próxima sexta-feira (2), na Vinícola Gheller, em Guaporé. O evento é restrito a representantes de municípios envolvidos e imprensa regional. Na ocasião serão definidas de maneira mais precisa as datas dos passeios turísticos de trem.

A previsão é que a locomotiva e seus vagões circulem entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, com expectativa pela organização de 30 passeios e a comercialização de mais de 20 mil bilhetes. No ano passado, a ocupação dos vagões foi reduzida para 50%, e foram feitos 22 passeios, com cerca de 8 mil pessoas. O projeto que consiste em passeios pela Ferrovia do Trigo, compreendendo trecho entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, contempla 21 túneis e 17 viadutos.

O Trem dos Vales é organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES) e os municípios envolvidos. Conforme o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o município está se preparando para acolher um grande número de turistas. “Esta edição será um passo importante para o projeto, quando receberemos um número expressivo de público, superando edições anteriores. É um desafio, pelo qual estamos nos preparando com a certeza de que, mais uma vez, será atingido o sucesso de anos anteriores”, confia.

Na medida em que o projeto evoluiu, o objetivo de trazer um trem definitivo para a região, aproxima-se de ser atingido. Sob supervisão da ABPF, um vagão destinado ao Vale é reformado em uma oficina de reparo de trens, em Rio Negrinho, Santa Catarina. Para que os passeios ocorram com frequência, será necessário autorização da Rumo Logística e do Governo Federal, o que já está em tratativas.

Sair da versão mobile