‘Parque da Nasa’ em SC terá pedaço de foguete, réplica de 40 metros de altura e simulador de decolagem para a lua
Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, contará com um parque que apresenta mais de 300 itens originais da Nasa, incluindo roupas, acessórios e pedaços de foguete. Destaque para uma réplica de 40 metros de altura do Saturno V, o foguete que levou o homem à Lua, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva com simulação de decolagem lunar.
Rodrigo Prado, CEO do Space Adventure, revela que a simulação incluirá todos os efeitos de lançamento, com a contagem regressiva oficial da missão Apollo 11 e efeitos de fumaça e som para criar a sensação de decolagem do foguete.
O Grupo Oceanic, em colaboração com a Blast Entertainment e a DC Set Group, trará para Balneário Camboriú o maior acervo de peças da Nasa fora dos Estados Unidos. Embora contenha itens originais e siga o padrão da agência, o parque não tem afiliação direta com a Nasa.
Os itens foram adquiridos da Nasa pelo grupo responsável, que informa que uma equipe da agência será deslocada para Balneário Camboriú antes da inauguração para organizar e preservar as peças.
O parque, com mais de 4,5 mil metros quadrados, contará com telas interativas, salas imersivas e uma área dedicada ao futuro espacial, apresentando itens relacionados ao projeto de viagem do homem a Marte.
O Space Adventure, que já existe em Canela (RS), seguirá uma proposta semelhante na versão catarinense. O lançamento oficial está agendado para 13 de março, com a presença do astronauta Charles Duke, um dos doze homens a pisar na lua. O investimento total será de aproximadamente R$ 30 milhões.