O viaduto da ERS-129, em Encantado agora se chama oficialmente “Viaduto Ampère Maximino Giordani”. O Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (PP), foi sancionado pelo Governador Eduardo Leite nesta terça-feira (9).
“É uma maneira de homenagear este cidadão que não mediu esforços pela comunidade Encantadense. Seu empenho para a construção do viaduto impediu que a cidade fosse dividida pela ERS-129”, comemora Pasin.
Ampère Giordani faleceu em 2022, aos 89 anos. Foi vice-prefeito de 1970 a 1974 e vereador de 1963 a 1969, além de secretário municipal, professor de português, integrante da Academia Literária do Vale do Taquari, do Conselho Municipal de Cultura e da Associação Ítalo-Brasileira (Assibre) de Encantado, além de voluntário e bastante atuante na comunidade.
Giordani também ocupava a 16ª cadeira da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT), era integrante da Associação Ítalo-Brasileira (ASSIBRE) de Encantado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).