
A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) reforçou sua relevância nacional ao participar do Workshop Jornada do Turismo Integrado Araguaína 2025, realizado em 6 de junho, no município de Araguaína, Tocantins.
Durante o evento, a secretária executiva Vanessa Spindler apresentou o modelo de governança colaborativa adotado no Vale do Taquari, com base na Instância de Governança Regional (IGR), que tem sido destaque entre as práticas brasileiras de regionalização do turismo.
Destaque para o modelo gaúcho
Segundo Vanessa, a estratégia adotada na região tem garantido resultados concretos, como a qualificação dos serviços, fortalecimento da cadeia produtiva e geração de empregos.
“Mostrar nossa atuação fora do Estado é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. O modelo de governança do Vale do Taquari já promove resultados reais no turismo e no desenvolvimento local”, afirmou.
Cooperação com o SEBRAE/TO
A ação da Amturvales conta com o apoio do Sebrae Tocantins (SEBRAE/TO), que tem sido parceiro na implementação de iniciativas voltadas ao turismo sustentável e integrado. A proposta é replicar o exemplo gaúcho em outras regiões brasileiras.
A participação da entidade no evento reforça sua posição como referência em governança turística, além de evidenciar o papel do turismo como vetor de desenvolvimento regional.