Com o objetivo de divulgar as danças tradicionalistas gaúchas e apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade, o CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, realiza o projeto cultural “Dançando nossas origens II”, dando continuidade à iniciativa que surgiu em 2018.
Na primeira edição, o “Dançando Nossas Origens” realizou apresentações das invernadas da entidade em diversos municípios da região. A novidade trazida pela segunda edição são as apresentações e oficinas realizadas com as escolas de Encantado.
As atividades acontecem de 13 a 17 de setembro, durante a tarde, na sede do CTG. No total, as apresentações visam contemplar mais de 200 alunos e cada uma contará com duração de máximo 1 h e 30 minutos, contemplando:
- Apresentação da história do CTG, mostrando a galeria de patrões e prendas da entidade;
- Apresentação de um breve histórico sobre a chama crioula, gerada no último dia 04 de setembro e que permanecerá acesa no CTG Giuseppe Garibaldi o até 20 de setembro;
- Oficina do chimarrão, contando a história da erva mate.
- Oficina da chula, contando a história da chula como dança dos tropeiros;
- Oficina das brincadeiras, com a apresentação dos brinquedos antigos;
- Oficina de dança, com a apresentação de algumas danças e a história de cada uma.
A Secretaria Municipal de Educação de Encantado abraçou o projeto e fará o transporte das crianças das escolas até a sede da entidade, além de apoiar as atividades nas oficinas.
O projeto cultural Dançando Nossas Origens II conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio de Baldo SA, Goemil e Docile. É uma realização da Lume Organização de Eventos e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal – Ordem e Progresso.