COVID-19DestaquesEconomiaEsporteSaúdeServiços Públicos

Encantado: Prefeitura se manifesta sobre o retorno das atividades esportivas amadoras

O Comitê Municipal de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Controle do Coronavírus – COE de Encantado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social prestou esclarecimentos sobre o retorno das atividades esportivas no município.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

O governo do Estado permitiu competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja, conforme classificação do modelo de Distanciamento Controlado.

Entretanto, em consulta apresentada pelo município de Encantado, o órgão estadual respondeu informalmente que não existe uma definição de liberação em relação aos esportes coletivos amadores e pediu para que o município aguardasse um posicionamento mais preciso, o que deve ocorrer nesta sexta-feira, 21.

DECRETO ESTADUAL

O Decreto 55.444, publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 17, fez algumas alterações na conduta das atividades esportivas e estabelece que para a realização das atividades é preciso observar restrições descritas em decretos estaduais relativos à pandemia, bem como a Nota Informativa 18 da Secretaria da Saúde (SES), onde se evidencia a liberação de algumas recomendações em determinadas situações de Bandeira do Sistema de Distanciamento Controlado.

Governo do Estado libera atividades esportivas nas regiões com bandeiras amarela e laranja
Governo do Estado libera atividades esportivas nas regiões com bandeiras amarela e laranja

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Nas competições esportivas em regiões com bandeira amarela e laranja, é permitida a presença de 50% de trabalhadores, sem participação de público, desde que haja autorização do município onde o evento ocorre.

CLUBES SOCIAIS

Nos clubes sociais e esportivos situados em regiões de bandeira laranja, estão permitidos treinos coletivos de atletas profissionais (exclusivamente) e a presença de 25% dos trabalhadores, sempre sem público.

AMADORES

O atendimento individualizado de atletas amadores fica restrito ao espaço mínimo de 16 metros quadrados por pessoa.

INTERPRETAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em nota apresentada à imprensa na tarde desta quinta-feira, 20, a Administração Municipal de Encantado prestou esclarecimentos sobre a prática de atividades esportivas coletivas. O município encontra-se atualmente classificado na Bandeira Laranja para o modelo de Distanciamento Controlado.

De acordo com a nossa interpretação as alterações são específicas para os esportes profissionais coletivos, reiterando a autorização já expressa em outros instrumentos no que tange aos esportes individuais amadores.

Entretanto, uma notícia publicada no site da Secretaria de Esportes do Estado cita que o Decreto ‘permite competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja’ – divulgou em nota a Administração Municipal.

ORIENTAÇÃO DO ESTADO

A Administração informou ainda que, em contato com o COE Estadual, o órgão citou informalmente que não existe uma definição de liberação da parte amadora e pediu para que o município aguardasse um posicionamento mais preciso, o que deve ocorrer após uma reunião marcada para esta sexta-feira, 21.

POSICIONAMENTO

A Administração Municipal conclui a nota observando sobre a necessidade da edição de Decreto Estadual regulamentando a liberação para os esportes amadores coletivos e afirmando que deve aguardar definição do Governo Estadual para efetuar as modificações.

Sabedores de que a liberação somente se dará mediante alteração do Decreto Municipal, neste momento optamos uma definição precisa por parte da Secretaria Estadual de Saúde para que possamos efetuar as modificações.

CORONAVÍRUS EM ENCANTADO

  • 323 casos confirmados
  • 306 recuperados (94%)
  • 10 ativos (1 hospitalizado, 0 em UTI)
  • 113 pessoas monitoradas com sintomas gripais
  • 20 exames em análise
  • 7 óbitos

EVOLUÇÃO DOS CASOS

Veja no gráfico a evolução dos casos, desde a primeira confirmação pelo município no dia 7 de abril.

Evolução dos casos no município de Encantado. São 323 casos da Covid-19. Fonte: Secretaria Municipal da Saúde
Evolução dos casos no município de Encantado. São 323 casos da Covid-19. Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

VEJA A SITUAÇÃO DO RESTO DO ESTADO

🔗  http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/

VOCÊ ACHA QUE ESTÁ COM SINTOMAS DA COVID-19?

– Febre medida de pelo menos 37,8ºC

– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar

TELESUS Disque 136 e converse com o Ministério da Saúde para verificar sintomas e esclarecer as suas dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19).

Em Encantado, Fale com o Centro de Operações Emergenciais (COE) através do aplicativo WhatsApp clicando aqui (24 horas) ou disque 3751-0111.

Publicidade São Roque
Publicidade

Fonte
Governo do Estado RS
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!