COVID-19DestaquesEconomiaSaúdeServiços Públicos

Encantado e região voltam para a bandeira laranja do Distanciamento Controlado

O mapa preliminar do Distanciamento Controlado foi divulgado nesta sexta-feira, 28, pelo Governo do Estado. Com a classificação em bandeira laranja, Encantado e o Vale do Taquari podem adotar medidas menos rigorosas para as atividades econômicas, sem precisar recorrer ao protocolo da  gestão compartilhada entre Estado e Municípios - que permite a adoção de regramentos alternativos.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Veja o mapa no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Encantado volta para a bandeira laranja.
Encantado volta para a bandeira laranja.

No mapa preliminar divulgado pelo Governo do Estado para a 17ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado 10 das 21 regiões do estado foram classificadas em Bandeira Vermelha: Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo.

O fim de semana, porém, como vem ocorrendo em outras rodadas, pode derrubar várias dessas bandeiras vermelhas, passando-as para a cor laranja.

Gestão compartilhada

Além disso, 11 regiões aderiram à cogestão (gestão compartilhada entre Estado e Municípios), na qual as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Os pedidos de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa estão sob análise do governo.

As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 31.

Regiões que pioraram

O crescimento de novas hospitalizações em determinadas regiões chamou a atenção da equipe que monitora o modelo. É o caso de Uruguaiana, onde as novas internações por Covid-19 cresceram 120% nos últimos sete dias, passando de 15 para 33.

Houve aumento significativo também em Erechim (aumento de 87,5% no mesmo período), Ijuí (73,3%) e Cruz Alta (71,4%).

Vale do Taquari melhora

A nota da Região R29 R30 que compreende os municípios do Vale do Taquari melhorou sua nota de classificação de risco, que ficou em 1,34, contra 2,03 na semana passada.

Média ponderada conforme Região de Saúde.
Média ponderada conforme Região de Saúde.
As 21 Regiões de Saúde para o acompanhamento da pandemia do Covid-19.
As 21 Regiões de Saúde para o acompanhamento da pandemia do Covid-19.

Se por um lado destaca a melhora regional, por outro deve servir de alerta e reforçar a necessidade de cuidados, evitando relaxamento que pode apresentar piora nos indicadores e levar os governantes a adotarem medidas mais severas.

Acesse a planilha completa clicando aqui.

Recursos

Regiões e municípios que quiserem entrar com recurso à classificação preliminar podem enviar pedido de reconsideração até as 6h de domingo, 30.

Regra 0-0

Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).

Dos 240 municípios (do total de 497) classificados em bandeira vermelha, 113 cidades (562.251 habitantes, 5% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, sem necessidade de recurso, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

• Clique aqui e acesse a lista de municípios que se enquandram na Regra 0-0.

Publicidade Hemoanálises
Publicidade

Fonte
Governo do Estado RS
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!