COVID-19Destaques

RS receberá vacinas contra a Covid-19 para imunização de idosos

193,2 mil doses da CoronaVac chegarão ao Estado neste final de semana para iniciação da segunda fase da vacinação

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

O Rio Grande do Sul está para receber, neste final de semana (6 e 7), a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19, com 193,2 mil doses da CoronaVac. Em anúncio feito por vídeo, nesta sexta-feira, o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, explicaram que o Estado iniciará a segunda fase da imunização, abrangendo, agora, idosos acima de 85 anos e mais profissionais da saúde.

Do total das 193,2 mil doses, em torno de 147 mil serão destinadas aos idosos, sendo possível vacinar 43% da população acima de 85 anos. Já o restante, aproximadamente, 46,2 mil doses, atingirá 78% dos profissionais de saúde. “Tendo em vista que uma parte maior dos idosos está vivendo no litoral, em função até do isolamento, estamos garantindo o repasse considerando essa realidade do nosso Estado”, destacou o governador.

Ainda não foi previsto data e horário para o envio dos insumos pelo Ministério da Saúde aos Estados e os quantitativos por região ainda estão sendo calculados. As prefeituras têm o papel de divulgar a vacinação e escolher a melhor forma de aplicação das doses, seja por drive-thru, presencialmente nos postos de saúde ou outro formato, evitando aglomerações. Além de cadastrar cada vacina no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e no formulário de controle do Estado.

“É importante que todos estejam atentos à forma como o seu município se organiza para garantir a imunização dos idosos das suas famílias, e os municípios devem estar comprometidos a organizarem para que essa vacina chegue às pessoas que estão nessa faixa etária, mais de 85 anos, de forma adequada, sem gerar situações de aglomeração”, reforçou o governador.

Este será o quarto lote de vacinas entregues ao Rio Grande do Sul. O primeiro continha 341,8 mil vacinas CoronaVac; o segundo, 116 mil da Oxford/AstraZeneca; e o terceiro, 224,2 mil doses CoronaVac. A partir do montante de 511,2 mil doses, o Estado vacinou até agora quase 215 mil pessoas com ao menos a primeira dose. São 174,4 mil profissionais da saúde, 32,4 moradores de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), 7,7 mil indígenas e 1,3 mil pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas.

Acompanhe a atualização diária de vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no RS em vacina.saude.rs.gov.br.

Fonte
Agora no Vale
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!