COVID-19DestaquesEducação

Vacinação dos professores: Leite e deputados querem prioridade

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp
Nesta terça-feira (2), o governo do Estado e o poder Legislativo solicitaram, em ato conjunto, a antecipação da vacinação dos professores e funcionários da rede estadual de educação. O requerimento foi discutido em uma videoconferência em que participaram secretários estaduais da saúde e educação, deputados estaduais e federais, representantes dos educadores estaduais e o procurador-geral de Justiça.Um ofício, assinado por Eduardo Leite, será enviado ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para autorização, visto que o Estado do Rio Grande do Sul não pode decidir sozinho a priorização dos professores. Os argumentos envolvem a postergação do retorno presencial das aulas e as consequências para a educação, como o aumento da evasão escolar, o crescimento do índice de distorção idade-série e perdas pedagógicas.

Segundo o cronograma atual, apresentado pelo Ministério da Saúde, a previsão é que os educadores comecem a ser vacinados a partir de maio. A categoria já pertence ao grupo prioritário para a imunização, mas ainda não há previsão de quando o governo federal disponibilizará doses suficientes para vacinar todos os professores.

Reunião foi realizada por videoconferência. Foto: Felipe Dalla Valle

“Entendo que essa é mais do que uma preocupação com os professores, é com a educação em si. É importante que tenhamos os profissionais da área da educação imunizados para dar a eles a tranquilidade que permita o retorno às aulas com serenidade. Precisamos avançar para criar essa consciência perante o governo federal”, destacou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, reforçou a importância simbólica da iniciativa ao transmitir à população o sentimento de consenso do que é prioridade em um momento de crise sanitária.

“Represento aqui a Assembleia e a unidade dos 55 deputados. O parlamento gaúcho foi o primeiro do País a votar pela antecipação da compra da vacina e de forma unânime. Também criou uma comissão de acompanhamento do planejamento da distribuição das doses. Isso comprova que o assunto é prioridade para o conjunto de deputados, pois só a imunização vai resolver de forma definitiva a pandemia”, defendeu o deputado.

Fonte
Gov RS
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!