Comitiva da AJEV visita ecossistemas de inovação em Santa Catarina
A comitiva da Associação de Jovens Empreendedores do Vale (AJEV) realizou, nesta semana, uma visita técnica em Santa Catarina. O objetivo da viagem foi conhecer ecossistemas de inovação, troca de experiências, startups e novas tecnologias.
Parque de tecnologia reúne cerca de 300 empresas
A primeira parada no Ágora Tech Park, em Joinville, que abriga mais de 290 empresas. Vinícius Takeo, gestor de comunidade do Ágora Tech Park, destacou que o grupo passou o dia conhecendo os projetos de inovação do parque e realizou uma visita técnica no grupo All Tech, além de aprender sobre a história da startup Futurisa. “Espero que os visitantes tenham gostado e que tenham levado muito conhecimento dos nossos projetos de inovação”, afirmou.
Entidade conecta startups e grandes empresas
Na quarta-feira (28), a comitiva visitou a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em Florianópolis. Durante a manhã, os integrantes assistiram a explicações sobre o funcionamento da entidade. A ACATE conecta startups e grandes empresas, fortalecendo o setor tecnológico local, representando mais de 1.7 mil empresas associadas nos oito polos de inovação e tecnologia do estado. Angelita Mocelin Bett, moderadora de núcleos da ACI-E, ressaltou a importância de ver as inovações criadas e as possibilidades de replicá-las na região de Encantado.
De acordo com Cecília Lorenzi, secretária e representante do AJEV, a visita a ACATE foi fundamental para o fortalecimento de conexões e a troca de experiências com o ecossistema de inovação de Santa Catarina.
“Nosso objetivo ao participar desta visita técnica foi mergulhar no ecossistema de inovação de Santa Catarina, conhecer melhor como as associações locais promovem a troca de experiências e conectam diferentes setores tecnológicos. Acreditamos que isso é essencial para expandir nossas iniciativas em nossa região”.
Jovens empreendedores
Durante a tarde, o grupo se reuniu na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). A entidade, que conta com quase seis mil empresas vinculadas, possui seis regionais na cidade e mais de 25 núcleos empresariais. O presidente da ACIF, Célio Antônio Bernardi, palestrou sobre a importância de dar voz aos jovens empreendedores, enfatizando que o associativismo é a arte de desenvolver pessoas.
Marcelo Casaril, Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, elogiou a experiência e concluiu: “Cada prática e modelos de inovação que observamos serão fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do nosso centro de inovação em Encantado”.