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Dia do Cliente 2021 teve aumento de 165% em tentativa de fraudes na comparação com 2020, aponta ClearSale

Levantamento que registrou mais de 130 mil ações fraudulentas levou em conta o período de 02 a 15 de setembro

O Dia do Cliente em 2021 teve um aumento de 165,5% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, subindo de 52.370 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 139.092 neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 123, 18 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, contra R$ 57,6 milhões no ano passado – crescimento de 113,85%.

Os dados são do levantamento da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período levado em conta no comparativo é o de 02 a 15 de setembro.

As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: Eletrônicos, Bebidas, Celular, Ar-Condicionado e Eletrodomésticos. Em 2020, a lista não muito diferente: Alimentos, Celular, Eletrônicos, Bebidas e Automotivo.

Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Bebidas, Joias, Eletrodomésticos e Vestuário. No ano passado o Top5 foi composto por Eletrônicos, Celular, Automotivo, Informática e Bebidas.

“Os números refletem o crescimento do e-commerce ao todo. Quanto mais brasileiros ingressam no comércio online, maior também é a quantidade de criminosos para tentar fraudar as transações. Além disso, o fato de ser uma data com promoções faz com que o tráfego de pessoas seja mais intenso, gerando uma atenção maior por parte dos fraudadores”, afirma Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.

Agro Dália

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