Ícone do site FORÇA DO VALE

Avançam as obras do Cristo Protetor de Encantado

Conforme a Associação do Cristo Protetor de Encantado em suas redes sociais o grandioso monumento é a união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários, que visam marcar a força da fé, da devoção e da gratidão de um povo, que venceu pelo trabalho.

A convite da Associação do Cristo Protetor de Encantado a imprensa acompanhou o andamento da obra.

O local é estratégico, pois além da vista maravilhosa, o Cristo Protetor de Encantado poderá ficar de braços abertos para todos.

Ao todo, o maior Cristo do Brasil vai medir 43 metros de altura, contando o pedestal. A envergadura dos braços é de 36 metros.

Vista da cidade de Encantado, aos pés do Cristo Protetor.

Andamento da Obra

A obra teve início em julho de 2019, porém, permaneceu parada por 40 dias entre dezembro de 2019 e o início de fevereiro de 2020, e teve uma segunda parada por maior período (seis meses) entre março e setembro de 2020.

Etapas concluídas até o final do mês de outubro de 2020.

Estrutura

Estrutura de concreto armado até a cota 34,50. Nesta etapa foram consumidos 483 m³ de concreto e 39 toneladas de ferro de construção.

Estrutura metálica para confeccionar os braços e a cabeça. Para esta etapa foram utilizadas 13,5 toneladas de perfis H de 150 e 200 mm, além de cantoneiras para estruturação.

Escultura

Está sendo executada a armação dos braços e da cabeça sobre pilares provisórios, próximos ao solo, para facilitar o trabalho dos escultores.

Após a conclusão da cabeça e parte dos braços, serão içados com dois guindastes LIEBERR 220 Ton. Os guindastes colocarão as estruturas sobre os pilares de concreto onde serão fixados definitivamente. Posteriormente, os escultores farão o revestimento in loco desde o peito até o pedestal.

Conclusão da obra

Conforme o Supervisor da Obra Artur Lopes de Souza a conclusão da obra está prevista para metade de 2021.

Neste prazo não está incluso as salas do pedestal e as obras complementares no entorno, como pavimento, restaurante e estacionamento.

As etapas faltantes são a conclusão da escultura da estátua, sistema de aterramento e para raios, instalação elétrica, instalação do elevador para oito lugares, escadas metálicas, pintura, e definição das salas do pedestal, além da arquitetura e urbanismo no entorno da obra.

Acesso à obra

O grande fluxo de pessoas que acessavam a obra para visitação ou exibicionismo causou preocupação da comissão que executa a obra.

Foi observado que algumas pessoas subiam na estrutura de concreto para obter registros fotográficos do alto da obra, sendo que alguns, inclusive, faziam uso de bebida alcoólica, o que potencializava o risco de acidentes.

Por razões de segurança foi restrito o acesso à obra para fins de visitação.

Assim, por motivos de segurança foi restrito o acesso à obra para visitação mediante a instalação de uma cancela, com guarda que controla a entrada dos trabalhadores, para descarga de materiais, ou mediante ordem da comissão Amigos do Cristo.

Também foi colocada uma placa de aviso na entrada da Lagoa da Garibaldi, informando aos turistas que não está permitida a visitação. Entretanto, muitas pessoas ignoram e se deslocam até a cancela, aonde são informadas que o controle de acesso é realizado para garantir a segurança de todos.

Cristo Redentor no RJ

A construção do famoso monumento de Jesus Cristo, denominado Cristo Redentor, símbolo brasileiro e uma das 7 maravilhas do mundo moderno, localizado no Morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, teve início em 1926 e durou 5 anos, sendo inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.

Montagem do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

A construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durou cerca de cinco anos. O monumento tem 38 metros de altura, cerca de mil toneladas e se encontra sobre um morro de 700 metros de altitude.

Ele veio da França, em pedaços, para ser montado no Brasil. Somente a cabeça era composta por 50 peças, e cada mão media 3,2 metros de comprimento.

Arrecadação

Até o momento, a Associação Amigos do Cristo arrecadou cerca de R$ 500 mil. O custo total atualizado foi estimado em R$ 2 milhões.

Faça parte você também: Doe e ajude

Cotas de doações:

Dados para depósito:

Publicidade
Sair da versão mobile