No dia de hoje, 20, o 46º presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, e a vice, Kamala Harris, foram empossados. A cerimônia foi limitada devido à pandemia e à preocupação com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que ocorreu no último dia 6 e deixou 5 mortos.
Após seu juramento, em seu primeiro discurso como chefe de Estado, Biden defendeu a democracia, pediu a união dos cidadãos e relembrou a pandemia e os 400 mil mortos pela Covid-19 no país.
“Para superar os desafios e restaurar a alma e garantir o futuro dos Estados Unidos é preciso mais do que palavras. Isso requer a coisa mais elusiva de todas em uma democracia: união.”
Joe Biden, 46º presidente dos Estados Unidos
Ainda neste primeiro dia, agora à noite, o novo presidente estadunidense já assinou seus primeiros atos no cargo, como o retorno ao Acordo Climático de Paris (o qual Trump deixou em 2017) e um ato executivo que evita a saída da Organização Mundial da Saúde, cumprindo suas promessas de campanha. A expectativa é que ele assine, se não hoje nos próximos dias, um decreto interrompendo a construção do muro na fronteira com o México e medidas mais rígidas no combate à Covid-19.
KAMALA HARRIS, A PRIMEIRA MULHER NA PRESIDÊNCIA DOS EUA
Kamala Harris se tornou a primeira mulher na história estadunidense a ocupar um cargo nacional. Harris é negra e filha de imigrantes, seu pai é um professor de economia jamaicano e a mãe indiana, uma pesquisadora de câncer e ativista dos direitos humanos.
A senadora sucede Mike Pence na vice-presidência do país e também atuará como presidente do Senado. Ela será o voto de desempate, visto que a casa legislativa está dividida entre 50 democratas e 50 republicanos. Assim, o Partido Democrata está em maioria.
TRUMP NÃO COMPARECE À CERIMÔNIA DE POSSE
O agora ex-presidente Donald Trump quebrou uma tradição de mais de 150 anos ao não comparecer à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris. Às 10 horas, no horário de Brasília, o republicano deixou Washington rumo à Flórida, onde deu seu último discurso no alto cargo.
“Voltaremos de um jeito ou de outro”, declarou Trump.
No entanto, outros antigos dirigentes dos Estados Unidos compareceram, Barack e Michelle Obama, George Bush e Bill e Hillary Clinton. A última concorreu ao cargo da presidência com Trump em 2016.
BOLSONARO CUMPRIMENTA BIDEN
O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o novo regente estadunidense em publicação em seu Twitter na tarde de hoje. Ainda publicou a carta que enviou a Joe Biden, na qual afirma as relações entre Brasil e Estados Unidos.