DestaquesPolítica

Joe Biden é empossado como 46º presidente dos Estados Unidos

Nesta quarta-feira, 20, Joe Biden tomou posse como presidente dos EUA juntamente à sua vice, Kamala Harris

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

No dia de hoje, 20, o 46º presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, e a vice, Kamala Harris, foram empossados. A cerimônia foi limitada devido à pandemia e à preocupação com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que ocorreu no último dia 6 e deixou 5 mortos.

Após seu juramento, em seu primeiro discurso como chefe de Estado, Biden defendeu a democracia, pediu a união dos cidadãos e relembrou a pandemia e os 400 mil mortos pela Covid-19 no país. 

“Para superar os desafios e restaurar a alma e garantir o futuro dos Estados Unidos é preciso mais do que palavras. Isso requer a coisa mais elusiva de todas em uma democracia: união.”

Joe Biden, 46º presidente dos Estados Unidos

Joe Biden assinando seus primeiros atos executivos como presidente dos EUA

Ainda neste primeiro dia, agora à noite, o novo presidente estadunidense já assinou seus primeiros atos no cargo, como o retorno ao Acordo Climático de Paris (o qual Trump deixou em 2017) e um ato executivo que evita a saída da Organização Mundial da Saúde, cumprindo suas promessas de campanha. A expectativa é que ele assine, se não hoje nos próximos dias, um decreto interrompendo a construção do muro na fronteira com o México e medidas mais rígidas no combate à Covid-19. 

KAMALA HARRIS, A PRIMEIRA MULHER NA PRESIDÊNCIA DOS EUA

Kamala Harris fazendo o juramento durante a posse

Kamala Harris se tornou a primeira mulher na história estadunidense a ocupar um cargo nacional. Harris é negra e filha de imigrantes, seu pai é um professor de economia jamaicano e a mãe indiana, uma pesquisadora de câncer e ativista dos direitos humanos. 

A senadora sucede Mike Pence na vice-presidência do país e também atuará como presidente do Senado. Ela será o voto de desempate, visto que a casa legislativa está dividida entre 50 democratas e 50 republicanos. Assim, o Partido Democrata está em maioria. 

TRUMP NÃO COMPARECE À CERIMÔNIA DE POSSE

O agora ex-presidente Donald Trump quebrou uma tradição de mais de 150 anos ao não comparecer à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris. Às 10 horas, no horário de Brasília, o republicano deixou Washington rumo à Flórida, onde deu seu último discurso no alto cargo. 

Donald Trump em seu último discurso como presidente dos Estados Unidos

“Voltaremos de um jeito ou de outro”, declarou Trump.

No entanto, outros antigos dirigentes dos Estados Unidos compareceram, Barack e Michelle Obama, George Bush e Bill e Hillary Clinton. A última concorreu ao cargo da presidência com Trump em 2016.

BOLSONARO CUMPRIMENTA BIDEN

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o novo regente estadunidense em publicação em seu Twitter na tarde de hoje. Ainda publicou a carta que enviou a Joe Biden, na qual afirma as relações entre Brasil e Estados Unidos. 

Tweet de Bolsonaro cumprimentando Joe Biden
São Roque Acabamentos e Piscinas
Publicidade

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!