DestaquesPolítica

Vereadores aprovam projeto que leva Justiça Restaurativa às escolas municipais

Siga o FV no Instagram

Na sessão ordinária da última segunda feira (25), foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Práticas Restaurativas para prevenção, pacificação e resolução de conflitos nas escolas de Encantado.

Proposto pela vereadora Aline Costa Ganasini (PSDB), o projeto tem como finalidade proporcionar meios para a resolução de conflitos baseados no diálogo, na cultura da paz e nos princípios da Justiça Restaurativa, a fim de criar um ambiente escolar mais pacífico.

O Programa será executado de forma cooperativa entre as escolas, mantenedoras, conselho tutelar, familiares, alunos e rede de apoio. A vereadora explica que a construção da proposta foi trabalhada com a iniciativa privada, através da vice-presidente da ACI-E, Raquel Cadore, expoente da temática na região e apta a capacitar pessoas a atuarem nas atividades de círculos de paz.

Aline enfatiza que o Programa já existe em outras cidades, trazendo resultados positivos nas relações escolares, e beneficiando toda a comunidade com a diminuição dos índices de violência.

“A escuta é extremamente necessária. As crianças vão levar seus conflitos para dentro da escola e, por meio do círculo de construção de paz, sairão de lá com a solução. Estou emocionada e grata pelos vereadores votarem favoráveis e compreenderem a importância deste projeto para a sociedade”, finaliza.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!