DestaquesTurismo

Leite confirma: Rota do Pão e Vinho será asfaltada; obras iniciam neste ano

"Podemos garantir as condições para a estrada, que é a grande demanda, da ligação do Vale dos Vinhedos até o Vale do Taquari."

Siga o FV no Instagram

O governador Eduardo Leite sobrevoou a obra do Cristo Protetor, na cidade de Encantado, na manhã desta segunda-feira (24). Além disso, o gestor esteve em Arvorezinha e Ilópolis na inauguração do Museu do Tijolo e na primeira edição da festa da Colheita de Erva-Mate, onde também visitou o Museu do Pão.

Nos eventos, Leite confirmou novos investimentos em infraestrutura, como o asfaltamento projetado na Rota do Pão e do Vinho, de Muçum até Santa Tereza, que está previsto para começar ainda este ano. Divulgou também melhorias no acesso para obra do Cristo de Encantado, além do recapeamento da ERS-332. O governador também enfatizou a importância da produção de erva-mate para a economia gaúcha.

“Podemos garantir as condições para a estrada, que é a grande demanda, da ligação do Vale dos Vinhedos até o Vale do Taquari. O projeto já esta feito pelos municípios e agora vamos desdobrar tudo isso para executar. Vamos fazer isso juntos, porque a região está mostrando uma mobilização que merece todo o apoio.”, comentou Eduardo Leite.

Mateus Trojan, prefeito de Muçum, ficou satisfeito com a divulgação pública de Leite, que demonstrou apoio a Rota do Pão e do Vinho. “O governador, pela primeira vez desde a primeira vez que começamos essa mobilização, veio a público e se manifestou, dizendo que o projeto está bem encaminhado e que o Estado vai aprovar e fazer os encaminhamentos para que a pavimentação ocorra. (…) Essa manifestação publica em um evento com diversas autoridades e imprensa e, praticamente, todos os prefeitos envolvidos na rota é um sinal de o governador esta dando prioridade a isso.”

Em Ilópolis, o prefeito de Encantado se encontrou com o governador e o Secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini. “Impressionante o Cristo, realmente se impõe naquele belíssimo cenário que a cidade de Encantado e o Vale do Taquari nos proporciona”, elogio Leite.

O asfalto da Lagoa da Garibaldi até o Cristo Protetor também foi garantido pelo governador. “Também recebemos esse projeto e vamos dar as condições para que aconteça”, assegurou o governador.

“Quando ações como essa que revelam novos produtos turísticos, como foi o caso do Cristo Protetor, se somam a outros atrativos que nosso Estado tem, consolidamos ainda mais o Rio Grande do Sul como destino turístico do nosso país e, por que não, do mundo”, constatou Santini.

Saiba mais sobre a Rota do Pão e do Vinho

Projeto foi apresentado ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Turismo Ronaldo Santini no Palácio Piratini no final de abril

Oferecer aos visitantes um destino turístico regional e promover melhorias de infraestrutura é uma das estratégias do Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento turístico, já com a expectativa de uma retomada gradativa e segura no segundo semestre. Nesse sentido, os prefeitos do Vale do Taquari e da Serra apresentaram o projeto de acesso asfáltico de 23 quilômetros entre Santa Tereza e Muçum ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Turismo Ronaldo Santini, nesta sexta-feira (30), no Palácio Piratini.

Na esteira da visibilidade da obra do Cristo Protetor de Encantado, os municípios buscam de forma integrada promover as melhorias necessárias de infraestrutura, como o acesso asfáltico interligando o Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos, na Serra. “Este é um projeto sonhado desde 2009, que esperamos contar com o apoio do Governo gaúcho”, disse o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana. De acordo com o grupo, o projeto completo prevê o acesso asfáltico de 60 quilômetros pela rota do Pão e do Vinho, além de facilitar o escoamento da produção.

O governador orientou o encaminhamento do projeto executivo para análise técnica do Departamento de Estradas e Rodagem (DAER). “Dentro do contexto das restrições impostas pela pandemia enxergamos a oportunidade em promover o turismo interno, criando roteiros para o turista desfrutar dessas potencialidades em período curtos. E o Governo deve apoiar iniciativas como essa”, disse ele.

Conforme Santini, a pasta tem focado nas ações do Plano de Retomada do Turismo seguro e responsável para promover destinos e experiências. “Estamos atuando na campanha de conscientização da responsabilidade individual dos turistas e nas ações de capacitação do receptivo turístico dessas regiões”, destacou.

A comitiva contou com os prefeitos de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, de Roca Sales Amilton Fontana, de Encantado Jonas Calvi, de Santa Tereza Gisele Caumo, de Vespasiano Corrêa Tiago Michelon, de Doutor Ricardo Álvaro Giacobbo, e de Guaporé Valdir Fabris.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!