Durante uma reunião com líderes regionais, o Secretário de Parcerias, Pedro Capeluppi, forneceu detalhes sobre a futura concessão das rodovias 128, 129, 130 e 453. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (09) antecedendo um almoço de reunião na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Uma das pautas foi a inclusão do modelo Free Flow, que implica na cobrança de tarifas com base na distância percorrida por quilômetro rodado. “Na concessão do bloco 2, não está planejada a instalação de praças de pedágio físicas”, assegura Capeluppi.
Ao Jornal Força do Vale, o presidente da Aci-e, Álex Herold, afirma que Encantado não terá mais praça de pedágio. “Óbvio que no trajeto terá arcos de cobranças pelo sistema free flow, e a localização desses arcos ainda não estão definidas”, relata. Ainda segundo Herold, isso será um processo de consulta pública.
Essa declaração foi bem recebida pela comitiva regional. Conforme o plano estatal, a revisão do projeto de concessões deve estar concluída até o final deste ano. Com base nisso, a intenção é realizar o leilão durante o primeiro semestre de 2024.