O Corpo de Bombeiros de Encantado foi solicitado, nesta segunda-feira (31), para averiguar uma cachopa de vespas na Escola Municipal de Ensino Infantil. Os insetos estavam causando riscos para as pessoas que passavam próximo ao local.
Foi feito o extermínio dos animais com uso de inseticidas e solucionado o problema.
Cuidados e perigos das vespas
Ao contrário das abelhas, que, ao morderem , morrem, as vespas podem picar a mesma vítima várias vezes. Portanto, são mais perigosas, embora não matem.
As picadas desse animal são temidas por serem dolorosas e por injetarem veneno. Mas para sermos picados, elas devem sentir algum tipo de ameaça, ataque ou perigo em relação ao seu território. Portanto, quando ver uma vespa, o maior erro é movimentar vagarosamente as mãos para todos os lados. Se permanecermos imóveis e continuarmos nossa atividade sem prestar atenção, o inseto acaba indo embora.
Correr também não é uma boa opção. Se tentarmos escapar de sua picada, é mais provável que o inseto nos persiga. A única solução é entrar na água, seja na piscina, no mar ou em um rio.
Deve-se cuidar também ao caminhar na grama, principalmente descalços, pois é onde elas costumam pousar para descansar.
E se eu for picado?
Existem remédios caseiros que incluem a aplicação de terra na área, pois alivia os sintomas. Contudo, embora isso seja verdade, também pode causar infecções.
O melhor a se fazer é lavar com água e sabão neutro, aplicar gelo e tomar um analgésico. Não aperte para o veneno sair, pois alguns vestígios do ferrão podem permanecer na pele.
Fonte: site Meus Animais