Hoje (1), a CCR ViaSul deu início às ações no primeiro trecho a ser duplicado da BR-386, com 20,3 quilômetros de extensão (do km 325,5, em Marques de Souza até o km 345,8, em Lajeado). Ao todo, nesta primeira etapa de duplicação, estão previstos investimentos em torno de R$ 250 milhões.
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, irá implantar diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
O contrato de concessão da rodovia prevê a conclusão da duplicação dos 20,3 quilômetros até fevereiro de 2023.
Confira todas as ações que serão realizadas pela CCR ViaSul em cada município nesse primeiro trecho de intervenções:
Marques de Souza
- construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);
- construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);
- construção de nova passarela (km 325,8);
- readequação de interconexão (km 317,3);
- construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza I, II, III e IV;
- implantação de nova iluminação na via principal;
Forquetinha
- melhoria de acesso (km 338);
- construção de nova passarela (km 338);
Lajeado
- criação de novos acessos viários à Forquetinha;
- construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;
- construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);
- construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);
- novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);
- novo acesso no km 338;
- nova interconexão no km 341,7;
- readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;
- implantação de nova iluminação na via principal e marginais.
Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.