A Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar, desencadeou na manhã de quinta-feira (2) a Operação Monopólio na região. A ação teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação ampla no tráfico de drogas nas cidades de Soledade, Arvorezinha, Ilópolis, Putinga e Lajeado. Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão.
As investigações da Operação Monopólio tiveram duração de um ano e seis meses, ocasião em que foi verificado que uma conhecida organização criminosa da região metropolitana, Os Manos, com tentáculos fortes na região Alta do Vale do Taquari, possui uma cadeia delitiva articulada em relação à venda de entorpecentes e homicídios.
A Operação Monopólio é fruto do trabalho de inteligência avançada e investigação qualificada do SIPAC e tem a coordenação geral da delegada Fabiane de Vargas Bittencourt. De acordo com a Polícia Civil, o nome da ação advém do fato de apenas um organização criminosa dominar o tráfico de drogas em uma determinada região.