COVID-19Destaques

Atenção: Em mapa preliminar, Encantado e Vale do Taquari mudam para a bandeira vermelha

O Governo do Estado atualizou nesta sexta-feira, 31 de julho, o mapa preliminar das bandeiras nas regiões do estado, conforme o modelo de distanciamento controlado que agrega as medidas adotadas pelo Governo Estadual no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Com a atualização, a região de Lajeado – que abrange 37 municípios, entre eles Encantado – passa da bandeira laranja para a vermelha, o que significa risco alto da doença e maiores restrições, como o fechamento parcial do comércio por exemplo.

O mapa preliminar da 13ª rodada do Distanciamento Controlado traz hoje 12 das 20 regiões em bandeira vermelha (risco alto), que representam 340 municípios. Porém, nessas regiões, 170 municípios podem adotar a bandeira laranja, nas cidades que há 14 dias não ocorrem registros de óbitos ou de hospitalizações.

 

RECURSOS

Os municípios podem recorrer a classificação até às 6h de domingo, 2. Os recursos são avaliados pelo Piratini na tarde da segunda-feira, 3. Se a contestação for aceita, a região voltará as restrições da bandeira laranja.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em postagem nas redes sociais
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em postagem nas redes sociais

Através das redes sociais o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo disse que os municípios avaliam com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) recorrer da classificação definida pelo Governo do Estado, mas pediu que a população colabore e evite relaxamento nos cuidados com a prevenção.

– Estamos avaliando os dados e o cenário para ingressar, por meio da AMVAT, com recurso para reverter a situação. Entendemos que a piora de alguns indicadores requerem sim cuidado e atenção especial, mas não concordamos que isso prejudique, novamente, os setores econômicos que são mais afetados com essa classificação. Faremos a nossa parte, mas tão importante quanto isso é que cada um de nós faça também a sua – registrou Caumo.

 

COMO O RISCO É CALCULADO?

Conforme o grau de risco as regiões recebem uma cor de bandeira.

Definição de bandeiras - Risco
Definição de bandeiras – Risco

 

CONFIRA OS SETORES CONFORME AS BANDEIRAS

Os setores seguem divididos em grupos e é levado em conta, se o serviço é essencial; como a operação poderá ocorrer; e há necessidade protocolo e testagem nos colaboradores.

ALIMENTAÇÃO

 

COMÉRCIO

 

Oportunidades e Negócios

 

OUTROS

Serviços considerados de utilidade pública, como eletricidade, gás, tratamento de água e esgoto, são mantidos em todas as bandeiras, sem redução de trabalhadores;

A área da saúde mantém 100% em atividade;

Já a área veterinária segue funcionando, mas com restrição de número de trabalhadores;

A agropecuária e a administração pública também são mantidas em todas as bandeiras, com redução de trabalhadores conforme a gravidade, assim como os serviços de informação e comunicação.

* Os dados foram extraídos do Modelo de Distanciamento Controlado elaborado pelo Governo do Estado.

* O teto de operação é aplicado somente a atividades com quatro ou mais trabalhadores.

 

👉  Clique aqui e insira o nome do Município para saber as restrições que cada atividade econômica possui nas demais cidades gaúchas.

👉  Clique e observe os critérios de funcionamento para todos os setores conforme a classificação de cada bandeira.

👉  Clique e veja os Protocolos Gerais para o Modelo de Distanciamento Controlado.

 

COVID-19 EM ENCANTADO

  • 241 casos confirmados
  • 218 recuperados (90%)
  • 18 ativos (2 hospitalizado, 1 na UTI)
  • 109 pessoas monitoradas com sintomas gripais
  • 5 óbitos

VEJA A SITUAÇÃO DO RESTO DO ESTADO

🔗  http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/

VOCÊ ACHA QUE ESTÁ COM SINTOMAS DA COVID-19?

– Febre medida de pelo menos 37,8ºC
– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar

TELESUS Disque 136 e converse com o Ministério da Saúde para verificar sintomas e esclarecer as suas dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19).

Em Encantado, Fale com o Centro de Operações Emergenciais (COE) através do aplicativo WhatsApp clicando aqui (24 horas) ou disque 3751-0111

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!