ComportamentoGeral

Dia dos pais

O desafio de ser pai na terceira idade

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

O cabeleireiro Ademar Victor Pretto completou 67 anos em julho e tem três filhos, Jean Pierre de 38, Janaina de 35 e a pequena Luiza Helena, de oito meses.

Os dois filhos mais velhos são do primeiro casamento de Ademar.

– Me tornei pai com 29 anos, naquela época eu estava construindo aos poucos uma casa, estava tentando me firmar profissionalmente e os filhos nasceram. Foi um momento muito desafiador!

Ademar conta que quando os filhos Janaina e Jean tinham sete e dez anos, a ex-esposa decidiu sair de casa e voltar para sua cidade. Ele permaneceu em Encantado cuidando dos filhos.

– Com muitas dificuldades consegui educá-los, passei por todas etapas da alfabetização, escola, eucaristia, crisma. Ai eles cresceram, fizeram faculdade, e se formaram. Hoje os dois são dentistas, o Jean aqui em Encantado e a Jana na Austrália – conta o cabeleireiro.

PRESENTE DA VIDA

Depois de passar por tudo isso a vida resolveu dar mais um presente ao Ademar.

– Há alguns anos, comecei a namorar Vivian e resolvemos casar. Ela já tinha um filho, mas em algumas conversas percebemos que podíamos tentar ter outro filho e aconteceu.

No dia 1° de janeiro de 2020, às 9h15min, nasceu a Luiza. Ela foi o primeiro bebê a nascer nesse ano na região do Vale do Taquari.

– Depois de algum tempo percebi que poderia ser o pai que teve filho com mais idade em Encantado, quando ela nasceu eu tinha 66 anos e seis meses – expressa Ademar.

PAPAI MAIS “IDOSO”

E de fato ele é o papai mais “idoso”. Após verificação no Cartório de Registros, constata-se que Ademar realmente é o homem mais velho do município a ser pai.

– Meus filhos não me deram netos ainda, ai resolvi fazer um bebê para cuidar – brinca.

NOVA REALIDADE

A realidade de hoje é muito diferente de 35 anos atrás lembra o pai.

– Ter um filho é sempre muito prazeroso, é como ser um instrutor de uma nova vida, hoje tem muitas opções, é uma nova realidade e eu também sou uma outra pessoa, passar por isso de novo é um desafio mágico. Hoje consigo dar mais atenção, curtir mais o momento de ser pai, antes o tempo era dividido com muitas outras obrigações e responsabilidades. A Luiza é um presente que veio para preencher e trazer mais alegria para nossas vidas – conta orgulhoso o pai.

Matéria veiculada na edição impressa do Jornal Força do Vale, na sexta-feira, 7 de agosto de 2020, no Segundo Caderno – Plural.
O desafio de ser pai na terceira idade
O desafio de ser pai na terceira idade

 

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!