Filhotes abandonados em rodovia são resgatados após denúncia em Encantado

Quatro filhotes de cães foram resgatados após denúncia de abandono às margens de uma rodovia estadual no bairro Pinheirinho, em Encantado. Os animais estavam dentro de uma caixa deixada na beira da pista.
A ocorrência foi atendida pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, por meio do Setor da Causa Animal. A denúncia chegou ao setor por volta das 11h48, informando que uma caixa de grande porte havia sido abandonada no local.
Ao chegar à rodovia, a equipe confirmou a situação e encontrou os quatro filhotes dentro da caixa.
Como o abandono ocorreu em faixa de domínio de uma rodovia estadual sob responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), os servidores municipais adotaram os procedimentos para formalizar a ocorrência e preservar evidências.
A equipe acionou a Polícia Rodoviária para o registro da situação. Depois, buscou a formalização da ocorrência junto à Polícia Civil, para permitir a investigação e eventual identificação dos responsáveis.
Abandono é crime
Pela legislação brasileira, o abandono de animais configura crime de maus-tratos e pode resultar nas penalidades previstas em lei.
Após o resgate, os filhotes receberam os cuidados iniciais e foram encaminhados para atendimento e acolhimento pela rede de proteção animal do município.
Como denunciar
O Departamento de Meio Ambiente reforça a importância da colaboração da comunidade em casos de abandono e maus-tratos. Informações que ajudem a identificar os responsáveis podem ser repassadas aos órgãos competentes.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Causa Animal: (51) 9841-0235, ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Municipal: (51) 3751-0101.






