Nota Oficial sobre a catástrofe das chuvas no Rio Grande do Sul
Mesmo diante dos trágicos acontecimentos, inimagináveis e de tamanha proporção, advindos das fortes chuvas em todo Estado do Rio Grande do Sul, ocasionando talvez a maior enchente que já atingiu a região do Vale do Taquari, assolando os municípios de forma estrutural, destruindo ruas, canalizações, postes, prédios, além da interrupção de diversos serviços públicos e privados essenciais para toda população, precisamos cada vez mais união para seguirmos em frente.
Não fossem apenas estes abalos estruturais, as famílias, os bairros, localidades, a economia foi extremamente afetada, em todos os setores (indústria, comércio, serviços e agricultura). Passamos por um momento de inúmeras dificuldades, momento de muita apreensão, momento também de mostrarmos para toda comunidade do Rio Grande do Sul e do País, o nosso engajamento por meio das mais diversas autoridades públicas oficiais, brigada militar, exército, entes municipais, defesa civil, e governos estadual e federal, num verdadeiro esforço mútuo para reerguer o município e a região do Vale do Taquari como um todo.
O ENGAJAMENTO DO SETOR PÚBLICO E DESTA CÂMARA DE VEREADORES resta ainda mais fortalecido depois desta catástrofe. Tendo por objetivo o encontro de soluções tanto da parte econômica, que é a base que possibilita o emprego e renda para as pessoas, como na questão do auxílio imediato para essas pessoas para a reconstrução de suas moradias, de suas famílias, atuamos desde o primeiro dia em conjunto com o Executivo e com as pessoas, literalmente pondo a mão e os pés na lama.
Nos solidarizamos com todos. Perdemos, como todos, bens pessoais, móveis, casas, comércios. Perdemos amigos, conhecidos, vizinhos. Mas não fugimos à luta. Precisamos seguir em frente, pelo bem de nossos filhos e netos.
Mesmo diante destas dificuldades, do forte abalo físico e emocional que toda comunidade sofreu, priorizamos como primeira tarefa a de dar suporte de alimentação e abrigo para as famílias desalojadas e a partir de agora o município e região se engajam na reconstrução econômica e social, na volta ao trabalho, na garantia do emprego, para que o Vale do Taquari volte a ter e ser o que sempre foi: uma região pujante, e que está dando uma demonstração de muita força e muita vontade de se reerguer.
Não podemos deixar de agradecer aos voluntários que estão ajudando de forma espontânea, seja trazendo donativos ou distribuindo-os, e até mesmo na limpeza das casas, prédios e ruas. Sem estas pessoas iluminadas pela bondade e pelos bons valores, estaríamos diversos passos atrás do que hoje estamos. É na ação humana que geramos melhorias e desenvolvimento na reconstrução.
A nova etapa que ora se estabelece enquanto entidade pública que representa a população, é buscarmos celeridade na disponibilização de recursos, sejam federais ou estaduais, para que possamos auxiliar no restabelecimento do nosso comércio, indústria e serviços, bem como o retorno das famílias para suas residências.
Passamos por muitas dificuldades ao longo da história e não vai ser este momento que vamos arredar o passo ou desistir. Teremos que tirar dessa catástrofe uma importante lição, para que nos fortaleçamos e saíamos mais fortes: que o otimismo e a esperança não podem jamais ser deixadas de lado.
Com isto, daremos a demonstração de que somos um povo trabalhador, corajoso e com vontade de r(e)construir a nossa comunidade, tanto municipal como regional.
Agora é o momento de reconstrução da economia, das casas, setor educacional, da saúde, para que logo aí adiante, estabilizadas essas situações os poderes públicos também voltem a dar a sua contribuição em todos os setores que a sociedade necessita, como saúde, educação, assistência social, e obras públicas.
Não percamos a esperança. Ela nos guiará para um futuro melhor, com trabalho, dedicação e esforços de cada um de nós.
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ENCANTADO
RIO GRANDE DO SUL
Encantado, setembro de 2023