Na última terça-feira, 5, a Quaest Consultoria divulgou uma pesquisa referente ao pleito de 2022 sobre temas importantes ao eleitorado, e intenção de voto para o primeiro turno da Eleição. De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Lula aparece com 44% das intenções de voto e como o nome preferido dos eleitores para combater a corrupção e o crime organizado.
Lula foi condenado pelo ex-juiz Sergio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro no processo da Operação Lava Jato, sendo solto após o STF alterar a lei sobre prisões em segunda instância.
ENQUETE
O Jornal Força do Vale publicou os resultados da pesquisa (veja abaixo) com a seguinte enquete:
“Você confia nos resultados das pesquisas eleitorais?”
Dos 156 leitores que participaram da enquete, 51 disseram confiar nos resultados; os outros 105, não.
Veja abaixo a íntegra da pesquisa:
Combate à corrupção
Mesmo com as condenações por corrupção e lavagem de dinheiro em ação da Lava Jato, o petista foi escolhido por 28% como o melhor nome para combater a corrupção.
O presidente Jair Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 24%.
Já o ex-juiz Sergio Moro, dono da decisão que colocou Lula na cadeia aparece com 14%.
Criminalidade e segurança pública
Lula também é considerado o mais capacitado para resolver o problema da criminalidade e da segurança pública, temas caros a Bolsonaro e Moro.
O petista tem a preferência de 29%, enquanto o presidente e seu ex-ministro registram, respectivamente, 25% e 14%.
Temas prioritários: saúde, pandemia e vacina
A predileção pelo ex-presidente é ainda maior nos temas que hoje são considerados prioritários pelos eleitores. No caso do tópico “saúde, pandemia e vacina”, o placar é o seguinte: Lula (37%), Bolsonaro (19%) e Moro (4%).
Economia
No caso da economia, apontada como a chave para 2022, os porcentuais são de 44% para Lula, 18% para Bolsonaro e só 4% para Moro.
Intenção de Voto, 1º turno
Segundo a Quaest, o petista lidera a corrida presidencial:
Lula – 44%
Bolsonaro – 24%
Moro – 10%
Ciro Gomes – 9%
Além desses nomes, os presidenciáveis com melhor desempenho são o apresentador José Luiz Datena (PSL), que marca 11% numa lista sem a presença de Moro, e João Doria (PSDB), que alcança 6%.