O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 76, e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, 55, se casaram na noite desta quarta-feira (18), em São Paulo.
Apenas para os “mais chegados”
O evento foi reservado apenas para amigos e familiares e deixou de fora aliados importantes do petista, além de interromper a agenda de articulações políticas de Lula -que lançou sua pré-candidatura no último dia 7.
Somente os integrantes da coordenação de sua campanha eleitoral compareceram. Eles evitaram qualquer comentário sobre a cerimônia e reforçaram que o evento é privado.
Até a véspera da festa, nem os convidados sabiam a localização exata do buffet em São Paulo. O endereço, em um espaço na Avenida Morumbi, foi liberado a partir do acesso a um QR Code presente no convite da festa.
Nos últimos dias, o petista manteve-se em resguardo. Se reuniu com sindicalistas na quinta-feira, 12, e no dia seguinte recebeu o compositor Caetano Veloso.
O casamento com Janja é o terceiro do ex-presidente, que antes foi casado com Maria de Loures da Silva, nos anos 1970, em um relacionamento que durou pouco mais de dois anos, e com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu em 2017.
Quem é a nova esposa de Lula?
Nascida no interior do Paraná e formada em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela é filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1983. A socióloga também trabalhou na Itaipu Binacional e Eletrobras.
Lula conheceu Janja há décadas, mas o relacionamento se iniciou em 2017, após a morte de Marisa Letícia. Tomou fama em 2019, quando Janja visitou o ex-presidente no cárcere.
A socióloga tem longo histórico de militância na esquerda brasileira e vem assumindo cada vez mais o protagonismo na organização da campanha eleitoral do marido.
O hotel Grand Mercure foi escolhido para a noite de núpcias. Lá, o PT habitualmente realiza reuniões políticas importantes.