FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesPolítica

Diego Pretto sugere olhar para a Serra

“Nós temos que olhar para cima, nós temos que olhar para o G-18, nós temos que sair da AMVAT, nós temos que olhar para Bento onde está o turismo, nós temos que olhar pra Guaporé que também precisa do turismo”, pontuou o vereador.

O plano de concessão das rodovias do Estado foi assunto trazido pelo vereador Diego Pretto (PP). De acordo com a nova concessão prevista, com validade de 30 anos, o valor do pedágio de Encantado passaria dos nove
reais. Na tribuna, Pretto alertou que a medida deve onerar a região e mostrou revolta, uma vez que investimentos estão previstos na região de Lajeado e Arroio do Meio, municípios isentos do pagamento da tarifa.

O vereador sugeriu ainda que os municípios da parte alta estreitem laços com a Serra Gaúcha. Em sua explanação, Pretto citou a previsão de construção de um viaduto na ERS-130, sobre o pedágio de acesso a Arroio do Meio. A obra que é uma reivindicação da Associação de Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), foi incluída no plano de investimentos através da concessão, conforme informou recentemente o Secretário Estadual de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto.

Só em Arroio do Meio, o investimento com o dinheiro dos pedágios chegaria em R$ 181 milhões. Cerca de R$ 49 milhões seriam destinados para construção de uma nova pista em 18 quilômetros. Além do viaduto na entrada da cidade, estão previstas a construção de duas passarelas e quatro pontes sobre os arroios e Rio Forqueta.

“Nós temos que olhar para cima”

Referindo se ao momento de ascensão turística vivida pela parte alta do Vale, Pretto citou Bento Gonçalves e alguns números que atestam o desenvolvimento municipal, sobretudo através do turismo.  Ele acredita que os turistas não chegarão a parte alta do Vale do Taquari através de Lajeado e Arroio do Meio, em razão das altas tarifas de pedágio.

O vereador propôs que seja olhado mais para a Serra, valendo-se de ligações como as através dos municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. Conforme Pretto, dois milhões de visitantes passam por Bento Gonçalves ao ano e a cidade está há cerca de 60 quilômetros de Encantado.

“Nós temos que olhar para cima, nós temos que olhar para o G-18, nós temos que sair da AMVAT, nós temos que olhar para Bento onde está o turismo, nós temos que olhar pra Guaporé que também precisa do turismo”, pontuou.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!