Afinal, o que é yoga?
Ouvimos tanto falar em yoga, mas afinal o que é isso? Yoga vai muito além do que as palavras podem conceituar. É uma prática de autoamor, de autocuidado, de não violência, de flexibilidade, de compreensão, conhecimento, entendimento dos meus limites, das minhas fragilidades e vulnerabilidades, bem como das minhas potências.
Yoga é uma palavra em sânscrito que significa: união. União do corpo, da mente e do espírito; por isso dizemos que o Yoga vai muito além do tapetinho. É uma filosofia de vida! É um caminho de crescimento pessoal, de autoconhecimento, de pertencimento e entendimento do Todo e, por isso, de cuidado com o Todo!
Os ásanas ou posturas, parte que mais conhecemos, é apenas um dos oito passos que compõe toda esta filosofia. É a prática corporal que proporciona a união comigo, lembram? Corpo, mente e espírito! Jaideva Sighn, filósofo e musicista indiano, diz que: “Yoga é consciência: transformação da consciência humana em consciência Divina.”
Ao contrário do que muitos pensam não é religião, mas uma forma de enxergar a vida, baseada na espiritualidade que tem como entendimento a comunhão com o Todo; a clareza de que Todos fazem parte; que Toda Vida, todo Ser Vivo merece nosso cuidado e respeito! Por isso, cuidar de si para poder cuidar do próximo – cuidar da terra, das sementes, dos animais, da natureza – deste Planeta que é nossa casa comum!
No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Yoga – desta filosofia milenar que foi em 2016, escolhida pela UNESCO para ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, ou seja, aquele patrimônio que não podemos pegar, somente Sentir e Viver. Aquele ensinamento que é passado “de pai para filho”, por viverem estes valores, que são valores fundamentais para a nossa sobrevivência nesta casa comum.
Seja Yoga! Seja União! Seja Íntegro = inteiro: coração, mente e espírito em conexão agindo pelo bem comum!
Namastê! (A Luz Divina que habita em mim, saúda a Luz Divina que habita em você!)