Se você respondeu China, está certo — mas, provavelmente, por pouco tempo. Segundo a ONU, a Índia deve tomar o posto de #1 do gigante asiático no ano que vem. O país, apesar do retrocesso democrático nos últimos anos, é a maior democracia do mundo e vista pelo Ocidente como um contrapeso fundamental à influência da China na região, segundo Zachary Basu, da Axios.
- A expectativa é que o país ultrapasse o número de 1,4 bilhão de habitantes ainda este ano — um crescimento de 200 milhões em 10 anos.
Esse crescimento não foi proposital. O governo indiano implementou uma política para diminuir o rápido crescimento populacional, mas a queda da taxa de mortalidade infantil fez com que o país crescesse.
De acordo com a ONU, 8 países devem concentrar metade da população mundial até 2050: Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.
Ao contrário, a Bulgária, Letônia, Lituânia, Sérvia e Ucrânia verão as maiores reduções relativas no tamanho da população no mesmo período, com perdas de 20% ou mais.
Entendendo a relevância…
Ter a maior população do mundo também torna o país o maior mercado consumidor do planeta. Além disso, o Ocidente enxerga esse aumento como um contrapeso à influência na China na região — por ter características bem mais democráticas.
Os EUA já sabem disso. Competindo com os chineses há décadas, recentemente, o governo americano priorizou seus laços econômicos e estratégicos com a Índia.