O furacão Ian tocou o solo na região oeste de Cuba nesta terça-feira (27), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).
Com ventos de 205 km/h, o furacão Ian tem categoria 3. Na prática, furacões deste tipo têm ventos que variam de 178 a 208 km/h, o que pode levar a “danos devastadores”, como destruição de casas, remoção de telhados, queda de árvores e bloqueios de vias.
Ainda de acordo com o NHC, cubanos que vivem nas áreas atingidas podem ficar sem água e energia elétrica por “dias ou semanas” após a passagem da tempestade.
No estado da Flórida, sul dos Estados Unidos, os moradores também se preparam para a chegada do Ian, após um alerta do NHC. O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 67 condados e as autoridades se preparam para a passagem do furacão, que deve provocar cortes de energia elétrica.
Em cidades como Miami, Fort Lauderdale e Tampa, as autoridades começaram a distribuir sacos de areia entre os moradores para reforçar a proteção contra as inundações.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência na Flórida, o que permite liberar fundos de ajuda federais.
FOTO: Yamil Lage/AFP