#NolimarPerondi | O tratamento dado aos pedidos de urgência pela Câmara de Vereadores de Encantado é no mínimo estranho
Carnaval
No sábado passado foi realizado o carnaval de rua de Encantado. Mesmo com a singeleza das apresentações notava-se a alegria dos que participavam e também dos que ali estavam prestigiando o evento. Pode-se a partir deste planejar o próximo com mais antecedência para dar mais engajamento, tanto ao número de componentes como da população em assistir e fazer o evento evoluir a cada ano. O poder público foi decisivo para a realização do carnaval deste ano e penso que a cultura popular deve ser apoiada sempre. Parabéns aos organizadores e participantes.
Trem
O Trem dos Vales será apresentado na 37ª edição da UGART que acontece nos dia 31 de março e 1º de abril em Porto Alegre. A União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo é uma associação sem fins lucrativos e tem por finalidade reunir empresas operadoras de turismo e representantes de produtos do Rio Grande do Sul. O Trem dos Vales tem um potencial muito grande de atrair turista para a nossa região que pode se consolidar com a conclusão de todo o projeto do Cristo Protetor. Sim, é preciso se mostrar.
Câmara
A Câmara de Vereadores de Encantado realizou duas sessões esta semana. A primeira foi a sessão ordinária e a segunda solene que homenageou o Dia da Mulher destacando o serviço da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Ordinária
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado durou pouco mais de 1 hora sendo as questões de nomes de ruas e tratativas de homenagens tomando mais 80% do tempo. Nas votações apenas nome de rua no Porto XV e uma praça em Palmas e o regime de urgência do projeto de contratação de agentes de saúde e endemias.
Urgência
O tratamento dado aos pedidos de urgência pela Câmara de Vereadores de Encantado é no mínimo estranho. Quando o executivo solicita urgência de algum projeto é imaginado que seja como o próprio nome diz, urgente. Aqui na Câmara de Vereadores de Encantado o regime de urgência é votado na mesma noite, porém o projeto tem até 30 dias para ser votado, é surreal.
Empurra
O sentido de urgência da Câmara de Vereadores de Encantado me parece muito com a expressão “para inglês ver”. Os ingleses, por interesses econômicos, tentava acabar com a escravidão no mundo e o Brasil estava na mira dos ingleses que traficavam escravos. Para ficar de bem com a grande potência mundial o império colocava navios para supostamente ir atrás das naus negreiras. Na verdade nada acontecia, pois o Brasil queria continuar com os escravos, ou seja, só para inglês ver. Ora, se é urgência, que assim seja tratada ou se o entendimento é de que o executivo está banalizando a prerrogativa que se vote contra.
Mania
A maioria dos projetos represados na Câmara de Encantado até tem o reconhecimento de sua importância pelos vereadores, por outro lado tem uma tramitação nada célere. Sempre são deixados para semana seguinte, parece mania.
Madura
Outra expressão que ouço seguidamente dos vereadores encantadenses, quando notoriamente não estão dispostos em votar determinado projeto, é que “não está maduro”. Vereador tem o dever de se inteirar dos projetos e caso achem necessário e for constitucional proponham emendas. E, convenhamos, a maioria dos projetos tem pouco ou nada de complexidade que demandaria mais de uma semana.
Casa Legal
Um dos projetos represados pela Mesa Diretora pretende dar legalidade para alguns terrenos que existe a casa o dono, mas não existe a escritura. A maioria dos casos está nos Bairros Navegantes e Dois Pinheiros. Faz anos que os moradores esperam a legalização e nunca foi resolvido. Agora que o prefeito Jonas calvi encontra uma maneira legal para acertar os vereadores não votam. Neste projeto até se compreende que demore, pois fica claro o ganho político do prefeito e isso em véspera de ano eleitoral poderia dar munição ao rival. Exemplo de política paroquiana.
Agentes
Estamos vivenciando um problema sério com o número de casos de dengue na área urbana de Encantado, sendo notícia em todo o estado como município com mais casos de dengue. O prefeito Jonas Calvi envia um projeto para contratar agentes de saúde e endemias e pede urgência justamente porque estas pessoas se juntariam a outros para auxiliar no combate ao mosquito. Os vereadores votaram o regime de urgência e não votaram o projeto que autoriza a contratação. Isso é de tontear qualquer cidadão com o mínimo de lucidez. E para complementar o pedido de mais agentes é constantemente solicitado pelos vereadores. Juro que vou pedir emprestado o colírio do José Simão, hoje só amanhã, a situação está psicodélica.
Anterior
Na gestão do presidente Valdecir Gonzatti a pauta não ficava extensa. Discutiam e votavam. Quando me refiro em votar pode ser contra ou favorável, isso é do direito de cada vereador votar como entende, porém votar garante agilidade administrativa.
Frase
“O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade”.
– Albert Einstein