FORÇA DO VALE 40 ANOS
Coluna do Perondi

#NolimarPerondi | Sempre vai haver espírito vira-lata que tentam diminuir bons momentos

Oportunidade

Não é caso aqui de coluna social, até porque quem trata muito bem do assunto é o colega Rogério Rissi, mas quero registrar a oportunidade aproveitada pelo prefeito Jonas Calvi que atendeu o convite do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para conhecer o carnaval na cidade maravilhosa. Cito oportunidade, pois realmente é isso mesmo, na divulgação da cidade de Encantado para rotas turísticas e o Cristo Protetor. O prefeito Jonas, junto com a esposa Taísa, o chefe de gabinete, Caetano Ost e esposa Josi e a secretária de educação, Stefanie Casagrande e esposo Lucas, estiveram no Rio de Janeiro e foram recepcionados pelo prefeito Eduardo Paes. No domingo acompanharam o desfi le das escolas do grupo especial e durante o dia visitaram alguns pontos turísticos, principalmente o Cristo Redentor.

Recordar

A aproximação entre o prefeito Jonas Calvi e Eduardo Paes se deu quando foi divulgado a elevação da cabeça e os braços do Cisto Protetor com a informação de que seria a maior imagem do mundo. Paes, por sua vez, deu uma ‘beliscada’, quase desdenhando, nas redes sociais afirmou que “construir estátua maior é moleza, quero ver é ter esta vista”. Jonas, de forma gentil, devolveu: “O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece.

Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês”. Isso tudo acabou chamando a atenção da imprensa nacional que divulgou ainda mais o cristo de Encantado Aproveitando o momento o prefeito Jonas convidou Eduardo a estar em Encantado para a inauguração e ele já confi rmou a presença. Só resta saber de fato quando será a inauguração.

Repercussão

O prefeito Jonas Calvi e sua mulher Taísa ensaiaram uns passos do Maçanico, dança folclórica gaúcha, em pleno sambódromo da Marquês do Sapucaí. O ‘ensaio’ foi filmado e chegou até o repórter farroupilha, Giovani Grizotti, que publicou em suas redes. Depois disso também foi divulgada em sites de notícias e imprensa profissional.

Oportunismo

Mesmo que o prefeito e secretários tenham viajado com seus próprios recursos, fi cando menos de dois dias no Rio e ganhando espaços importantes de divulgação de Encantado na mídia nacional, tem aqueles que se aproveitam do momento otimista para criticar. Sempre vai haver o espírito vira-lata que tentam diminuir bons momentos para buscar holofotes, pobres de espírito.

Contra
Para esses ineptos, que procuram espaço na sobra do otimismo, pouco adianta argumentar, nem mesmo provar com fatos. Estes querem apenas validar suas opiniões, baseadas em achismos e na ‘vastidão’ de seu conhecimento que chega a dar voltas no seu umbigo.

Sessão

A Câmara de Vereadores de Encantado realizou a sessão ordinária que costumeiramente acontece nas segundas-feiras na quarta de cinzas por conta do ‘feriado’ de carnaval. A sessão teve apenas oito vereadores, Valdecir Gonzatti e Andressa de Souza não estavam presentes.

Projetos

Foram aprovados quatro projetos na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado, três deles de abertura de créditos especiais e outro que autoriza o repasse financeiro ao Sindicato dos Servidores Municipais para auxílio ao custeio do plano de saúde credenciados pela entidade.

Diferente

O projeto sobre o repasse financeiro ao sindicato dos servidores estava com vistas da vereadora Andressa de Souza ainda da semana anterior. Como a vereadora Andressa não estava presente o líder do MDB, Duda do Taxi, liberou o projeto atendendo ao pedido da vereadora. Confesso que ainda não havia presenciado tal fato.

Vistas

Entendo o pedido de vistas de projetos quando vereadores solicitantes não tenham certeza do que está sendo votado e careça de melhor entendimento ou mesmo, no caso, de contribuir emendando aquele projeto. Causa-me espécie toda vez que um vereador que pede vistas de um determinado projeto apenas retira o pedido sem qualquer observação. Penso que na retirada do pedido de vistas também venha acompanhada uma explicação sobre o que motivou o pedido.

Cirurgias

O vereador Marino Deves relatou durante sua fala na tribuna que estaria havendo um represamento de cirurgias eletivas no centro oftalmológico. Disse que haveria em torno de 200 pessoas esperando já que faz a regulação é o estado. Sugeriu que a municipalidade comprasse o serviço para melhorar a vida dessas pessoas.

Serviço

Confesso que não entendi muito bem a proposta do vereador Marino Deves. Segundo afirma, a secretaria poderia se planejar e comprar alguns serviços durante o mês e assim diminuiria a fila de espera. Conforme Marino Deves o município desembolsa por cada cirurgia de cataratas em torno de R$ 3 mil. A dúvida é como seria a compra, pois como mesmo afirma, o serviço é regulado pelo estado e disponibilizado aos 37 municípios da região. Além disso, obedecem a alguns critérios de prioridades. Como se faria esta compra? No meu entendimento, se assim fosse os municípios com mais dinheiro teriam sempre a preferência. Ou não?

Dengue

O vereador Valdecir Cardoso foi a tribuna e citou o trabalho da secretaria de saúde no combate ao mosquito da dengue. Salientou que municípios gaúchos estão registrando casos enquanto aqui ainda não tivemos casos.

Combate

Também tenho notado o esforço da secretaria de saúde apoiada pelas demais secretarias no controle do mosquito transmissor da dengue. Por outro lado, não vejo o momento menos perigoso, pois para este mosquito não se pode dar trégua. Muitas pessoas viajaram em férias e até nesse feriado carnaval. Basta que uma pessoa contaminada em outro lugar contamine o mosquito que aqui está para termos novamente uma infestação de casos. Sei que o município investiu no controle, porém tenho a impressão que poderia se fazer uso de inseticida para diminuir a população do mosquito. Como falava no ano passado, acredito que o uso de drones para esse serviço daria mais amplitude e efetividade no controle do mosquito que está presente em vários bairros e centro da cidade. É melhor antecipar.

Frase “Para os vaidosos tudo será vaidade, para os pobres de espírito tudo será pobre”.
Anthony Trollope

Agro Dália

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!