Encerrou-se no dia 5 de abril o prazo para parlamentares mudarem de partido. Em Encantado, dois vereadores se utilizaram da janela partidária. Roberto Salton deixou o PDT e ingressou no PL, e na sexta-feira o vereador de cinco mandatos Valdecir Gonzatti deixou o MDB para ingressar no PSDB.
Na região, a maior debandada ocorreu no PTB, partido que está praticamente extinto em muitos municípios. O PL triplicou o número de vereadores, e o Republicanos também cresceu. O PT teve sua bancada regional reduzida, e o maior número de trocas de partido ocorreu em Travesseiro, onde sete dos nove vereadores pertenciam ao PTB. Em Estrela, sete dos 13 vereadores mudaram de partido.
Doze das 38 cidades do Vale não tiveram alterações nas bancadas.
O vereador Valdecir Gonzatti agradeceu ao MDB pelos 25 anos de parceria. “Decidi seguir os passos do meu mentor, Adroaldo Conzatti. Sua trajetória inspiradora me motiva a contribuir ainda mais para o desenvolvimento da nossa cidade. Agradeço ao presidente Rogério Conzatti e ao prefeito Jonas Calvi pela calorosa acolhida”.
O ex-vereador e ex-vice-prefeito José Calvi saiu do PTB (extinto em Encantado) e ingressou no União Brasil, sendo recebido pelo deputado Francisco e Cezar Busatto. No mesmo partido está o ex-vereador e secretário de obras Ivanor Daltoé.
Daiane Bergamaschi, suplente de vereadora do PSDB, ingressou no PP. “Sigo uma nova jornada, com a responsabilidade de continuar fazendo a diferença na vida das pessoas por meio da boa política”.
Ricardo Dutra, que foi candidato a vereador pelo PDT, também se filiou ao Progressistas.