ClimaDestaques

Mais socorro chega ao Vale

Para esta quarta-feira, deve ocorrer um incremento de salva-vidas na região. Uma demanda emergente, aeronaves dos bombeiros, da Brigada Militar e possivelmente da Força Aérea Brasileira (FAB) devem chegar. No total, são previstas de três a quatro atuando no Vale ao longo do dia.

Comandante dos bombeiros em Lajeado, Thalys Stobbe
Embarcações também devem ajudar os bombeiros em vários lugares ao mesmo tempo, pontua o comandante. “O dia de hoje vai ser melhor do que o de ontem”, assegura Stobbe. “Mesmo se as aeronaves não vierem, com o apoio das embarcações, vai ser possível atender as pessoas”, garante.

Serão ao todo 21 embarcações (+10) e cerca de 110 bombeiros (+50) em atuação nesta quarta. Pelos cálculos de Stobbe, a corporação já fez mais de 400 resgates pelo Vale do Taquari devido a esta nova enchente e enxurrada.

“Em setembro, o grande ‘vilão’ da história foi o Rio Taquari. Dessa vez, eu colocaria a ‘culpa’ no Rio Forqueta – ele encheu muito rápido –, e nos deslizamentos”, entende, sobre o que influenciou mais para os problemas ao longo desta terça-feira na região.

Conforme o socorrista, a atuação é mais complexa agora em relação à cheia de setembro porque o Vale não é tão acostumado com deslizamentos de terra. “Um desafio novo”, classifica. “Deslizamento ele não avisa antes. A gente tem movimentos de massa muito rápidos. Não é como nos filmes. Quando o deslizamento vem, ele vem e a pessoa não consegue mais agir. Quando a pessoa desconfia que está na hora de sair de casa, geralmente já passou da hora de sair”, percebe.

Publicidade
Fonte
Rádio Independente

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!