Polícia

Pai de santo é preso por suspeita de estupro de vulnerável em Viamão

A Justiça do Rio Grande do Sul recebeu as denúncias do Ministério Público (MP) contra Cleber Otavio Silva da Silva, pai de santo de 45 anos, tornando-o réu por estupro de cinco crianças e adolescentes em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a investigação da Polícia Civil, Silva, que está preso, usava sua posição religiosa para se aproximar de crianças em situação de vulnerabilidade e cometer os abusos sexuais. Ele é acusado também de produzir e distribuir material pornográfico infantil na internet, além de organizar orgias. As vítimas, segundo relatos, eram chantageadas para não denunciar os crimes.

“É uma coisa doentia. Além de produzir as imagens, ele divulgava. Ele repassava, ele tinha comunidades, grupos de WhatsApp, onde ele marcava encontros sexuais. Ele tinha toda uma identificação e um comportamento voltado para esse tipo de coisa”, disse a delegada Marina Dillenburg, responsável pela investigação.

Silva enfrentará dois processos criminais: um por estupro de uma criança, cujos pais também respondem por omissão; e outro por estupro de quatro crianças e adolescentes, sendo dois deles inicialmente relutantes em relatar os abusos. A investigação, que já identificou 12 vítimas com idades entre 7 e 16 anos, revela que muitas delas estavam em situação de vulnerabilidade social, frequentando abrigos na região.

O caso veio à tona quando uma das crianças, de 11 anos, apresentou mudanças de comportamento em um abrigo, levando à denúncia que iniciou a investigação da Polícia Civil. Segundo autoridades, os abusos ocorriam há pelo menos uma década, com o réu manipulando emocional e fisicamente as vítimas para garantir seu silêncio. Além dos crimes de estupro, Silva é acusado de importunação e ameaça.

De acordo com a delegada, o suspeito se apresentava como guru para as crianças e as chantageava, ameaçando causar danos aos familiares caso não se submetessem aos abusos.

A advogada do religioso preferiu não se pronunciar sobre o caso. O companheiro do pai de santo, um homem de 19 anos, também foi preso por suspeita de abuso sexual contra crianças. A Defensoria Pública disse que o caso está sob sigilo.

Mensagens trocadas por investigado interceptadas pela polícia em Viamão — Foto: Reprodução/RBS TV
Fonte
G1 / GZH
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!