Lula evita imprensa e encerra viagem ao Chile sem responder sobre Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concluiu sua visita oficial ao Chile nesta terça-feira (6) sem responder a perguntas da imprensa. Questionado sobre a crise política na Venezuela, Lula indicou que falaria com os jornalistas “depois”, mas acabou não se pronunciando.
Auxiliares do presidente informaram que a decisão de não conceder entrevistas foi feita a pedido do presidente chileno, Gabriel Boric. Ministros que acompanharam Lula mencionaram que o momento é de “cautela” e que o presidente deverá se manifestar “em breve no Brasil”.
Durante a manhã, Lula se encontrou com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, no hotel onde está hospedado. Hassler, eleita em 2021, é filha de mãe brasileira e pai chileno. O presidente brasileiro recebeu a medalha de Santiago em reconhecimento aos seus esforços para combater a pobreza e promover a educação pública.
Lula também se reuniu com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos e visitou as obras do futuro Centro Espacial Nacional, da Força Aérea Chilena, com Boric.
Na segunda-feira, Lula discutiu a crise na Venezuela com Boric e a ex-presidente Michelle Bachelet. O presidente brasileiro reiterou a necessidade de transparência nas eleições venezuelanas. Boric, entretanto, evitou comentar o assunto em seu discurso, e Bachelet confirmou que o tema foi abordado em conversas privadas.
O retorno de Lula ao Brasil está agendado para esta terça-feira. Ele desembarcará em Guarulhos, São Paulo, e seguirá para Brasília na quarta-feira (8).