Muçum inicia desassoreamento do Rio Taquari e e destina material para melhorias nas estradas
O município de Muçum iniciou na última semana o trabalho de desassoreamento em um ponto do Rio Taquari. A ação tem como objetivo remover o grande acúmulo de cascalho que se formou na ponte que faz divisa entre Muçum e Roca Sales, consequência das enchentes que ocorreram em setembro de 2023 e maio deste ano.
Conforme o engenheiro ambiental da prefeitura, Douglas Pessi, o local em questão possui uma portaria DRHS (Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento do RS) que autoriza o desassoreamento, permitindo a remoção dos sedimentos que se acumularam devido à obstrução parcial da ponte, que acabou represando e segurando os materiais trazidos pelas cheias.
Além dessa ação, o município está em processo de licenciamento junto à FEPAM para operar uma área no interior do município destinada a retirada de cascalhos. Este projeto está em fase inicial e, uma vez em funcionamento, a licença terá validade de cinco anos. Paralelamente, o município também está realizando a limpeza e retirada de sedimentos de arroios que, após a enchente de maio de 2024, sofreram grande acúmulo de materiais.
Os sedimentos retirados tanto do Rio Taquari quanto dos arroios estão sendo utilizados para melhorias nas estradas municipais e nas vias de acesso a propriedades rurais. Esses materiais não serão comercializados e serão empregados pelas secretarias de Agricultura e Obras do município, conforme a necessidade.